O deputado Vespasiano Santos (PFL) apresentou moção de congratulações na Assembléia Legislativa para honrar o que definiu como um dever histórico: lembrar o aniversário do senador Antonio Carlos Magalhães, que ocorre neste domingo, dia 4, "seja pelo evento que o comunica com os homens, seja pelo fato de que, pela prodigiosa existência, se tornou um mito".
A data é sempre festejada na Bahia, destaca o parlamentar, considerando que ela evoca o nascimento de ACM, "cuja vida, intensa e profícua, absorve da essência divina a predestinação dos grandes feitos". Homem trabalhador por natureza, somente durante seu aniversário "deverá fazer uma pausa para cantar, com o seu povo, na festa da Bahia". Vespasiano descreve o senador como "um homem forte sob todos os aspectos e acostumado às grandes lutas e desafios", mas que não consegue conter as lágrimas quando o povo canta uníssono o Parabéns pra Você.
"Nesse diapasão, alegre e saudoso, percorre o roteiro que a própria natureza lhe traçou, iluminando os caminhos com a luz que, algum dia, se converterá no fulgor de mil archotes", diz o deputado. Ele explica que o senador deixou sua marca ao registrar realizações em todos os campos da existência humana e que a essência dos fatos continue a inspirar outros eventos para que as próximas gerações percorram os caminhos palmilhados por homens como ACM, filtrando, nessa caminhada, os feitos por eles criados".
O parlamentar registra na moção que, como todo grande homem, "sua dimensão está no binômio tempo e vida", e lembra que a vida é efêmera. "Assim, forçoso é lembrar nossas realizações para se tornarem eternas no tempo, pois é na vida do tempo que alcançamos o tempo da vida". Neste sentido, Vespasiano frisa que "o senador Antonio Carlos Magalhães vive no binômio que o imortalizou ainda em vida".
Nas palavras do pefelista, ACM é hoje, por suas realizações e o apego à sua terra, eco da própria Bahia, "que, com certeza, é a maior razão para continuar na luta", que iniciou ainda jovem. Vespasiano citou ainda a experiência do líder baiano que lhe permite desvendar as intrincadas manobras que ocorrem na política, "fazendo profundas reflexões sobre todos os fatos que marcaram e marcam nossa história".
REDES SOCIAIS