MÍDIA CENTER

Deputada congratula-se com Dia Nacional do Psicólogo

Publicado em: 09/09/2005 08:32
Editoria: Diário Oficial

Eliana destaca valores morais e éticos
Foto: null

Em moção apresentada na Assembléia Legislativa, a deputada Eliana Boaventura (PP) congratulou-se com os psicólogos de todo o estado da Bahia pela passagem do Dia Nacional do Psicólogo, comemorado no último dia 27. "É uma data de reflexão para a sociedade entender a fundamental importância que estes profissionais possuem para o desenvolvimento não só do indivíduo, mas da coletividade como um todo", assinalou a parlamentar.

Eliana diz em sua moção que os psicólogos são profissionais comprometidos com a ética e que trabalham diariamente para consolidar sua importância para a sociedade e o seu desenvolvimento, especialmente no Brasil, onde a forte recessão tem causado um rebaixamento no número de postos de trabalho oferecidos, o que se soma às dificuldades com moradia, educação e saúde, dentre outras questões, processos que determinam formas de comportamento e influenciam no modo de subjetivação de indivíduos e grupos.

Para a representante do PP, a Psicologia é uma ciência que tem como um dos objetivos a promoção da saúde, em seus aspectos mais amplos, e é imprescindível que seu campo de investigação e sua aplicação não fiquem à margem desse realidade. "Deter-se à imbricação da configuração particular de cada sujeito com os fatores históricos de seu tempo possibilita a abertura de caminhos para a compreensão dos fenômenos coletivos de ação e subjetivação. Este é o papel dos psicólogos que denotam, cada vez mais, com seu trabalho, a sua imprescindível e fundamental importância e presença em todos os níveis da sociedade".

A deputada observa que, pelo dicionário, psicólogo é o profissional "especialista e formado em Psicologia, que a aplica no seu trabalho". Segundo ela, esta definição é usada para afirmar que, independentemente de significados, os psicólogos buscam a integração dos seres humanos na sociedade, sempre agregando e construindo valores morais e éticos, baseados no bom senso e buscando a consolidação de um modelo de sociedade mais justo e igualitário.

Eliana Boaventura deixa patente na moção que homenageia os psicólogos baianos que os tempos mudaram e o terceiro milênio aponta para muitas perspectivas de atuação, dentre as quais a gestão de pessoas é o principal desafio para o sucesso de qualquer atividade profissional dentro ou fora das organizações. E, para gerir gente ? acrescenta - é preciso ter em suas equipes pessoas preparadas para lidar com os aspectos emocionais e mentais do ser humano ? os psicólogos.



Compartilhar: