Segunda-feira , 23 de Maio de 2022

Petista destaca 41 anos da Feira de S. Joaquim

Publicado em: 12/09/2005 09:40
Editoria: Diário Oficial

Emiliano congratula-se com os feirantes e ressalta ação comandada pelo prefeito
Foto: null
O deputado Emiliano José, do PT, apresentou moção pedindo a inserção nos anais da Assembléia Legislativa de voto de aplauso aos feirantes de São Joaquim, que no último dia 25 comemoraram os 41 anos de existência da feira, considerada como um dos principais pontos de comércio do povo de Salvador. A Feira de São Joaquim, conforme assinala o autor da moção, se destaca pela importância cultural e por isso está em pleno processo de obtenção do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a ser conferido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo ressalta o deputado do PT, a atual administração de Salvador, comandada pelo prefeito João Henrique, está beneficiando a tradicional feira com um plano emergencial de reordenamento, com o objetivo de promover a sua requalificação e contribuir para a sua salubridade, higienização e acessibilidade, respeitando suas características históricas e culturais de feira livre.

Para isso, a atual administração municipal, ao contrário da anterior, vem estimulando a participação popular, ouvindo os anseios dos comerciantes e do público usuário de feira livre, ao tempo em que "projeta serviços de iluminação  e limpeza, campanhas de conscientização, instalação de sanitários públicos e até novos modelos de equipamentos de varejo e cobertura da área".

Segundo Emiliano José, com a participação popular, de sindicatos, associações e seus líderes, a Prefeitura Municipal de Salvador se propõe inclusive a documentar, através da Fundação Gregório de Mattos, a atual situação da Feira de São Joaquim.