São Sebastião do Passé completou mais um ano de emancipação política hoje, dia 12, com ótimas perspectivas para o futuro. Quem explica é o deputado Tude (PFL), autor de moção de congratulações à comunidade local pela ocorrência da data. "A Câmara de Vereadores de São Sebastião do Passé deu um grande exemplo de democracia, quando, através de seu presidente Janser Soares Mesquita, entregou ao presidente da Assembléia Legislativa, Clóvis Ferraz (PFL), o projeto para inclusão de São Sebastião do Passé na área metropolitana de Salvador".
Tude explica na moção que a entrada do município na RMS vai significar diversas vantagens para a população: meia-passagem para estudantes, inclusão em projetos de saneamento básico (Bahia Azul), financiamentos e empréstimos a fundo perdido em bancos internacionais. Mas não é só pela notícia alvissareira que Tude se congratulou com o povo. Ele destacou que "é por toda a história de tradições culturais, econômicas e religiosas, e pela grandeza de seu povo, que quero manifestar a cada irmão e irmã de São Sebastião do Passé, através da presente moção, as minhas sinceras homenagens pelo seu aniversário de emancipação política".
A Igreja Católica teve participação decisiva na formação das cidades brasileiras, as primeiras notícias oficiais de São Sebastião do Passé derivam de um documento datado de 11 de abril de 1718, oficialmente denominado de alvará régio com o seguinte registro: "Que pelo mesmo ato real foi criada, entre outras 19, a freguesia de São Sebastião do Passé". Nesta época, registrava uma população de 2,6 mil habitantes, divididos entre senhores de engenho e suas famílias, homens livres e muitos escravos.A origem do município, entretanto, é controversa. Segundo uns historiadores, ainda no século XVII, em uma área da vila de São Francisco do Conde, nascia um lugarejo que, pelo fato de ser erguida uma capela para a devoção ao santo, passou a ser conhecido por São Sebastião do Passé. Outros afirmam que este nome se deve a certa madeira conhecida por Sebastião de Arruda, existente em abundância no local, enquanto a expressão passé deriva da existência de indígenas remanescentes da tribo Aruaque dos Passés.
REDES SOCIAIS