O mais novo baiano, alagoano de Penedo, esbanja alegria ao mostrar seu diploma, tendo ao lado Clóvis Ferraz e Gildásio Penedo
Foto: null
A Assembléia Legislativa viveu ontem um dia de festa, com o plenário lotado para a concessão solene do título de Cidadão Baiano a Umberto Costa, diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), proposto pelo líder do PFL na Casa, deputado Gildásio Penedo, que teve aprovação unânime. Conduzido ao plenário por uma comissão suprapartidária instituída pelo presidente Clóvis Ferraz(PFL), ele foi aplaudido de pé ao adentrar na sala das sessões e demonstrou estar emocionado com a homenagem que recebia do Legislativo estadual, antes mesmo de ocupar seu lugar na mesa de honra dos trabalhos, ao cumprimentar os secretários de estado e as demais autoridades presentes.
Foi saudado pelo proponente com um discurso candente que registrou a sua exitosa passagem por órgãos da área da Secretaria de Minas e Energia e pela área acadêmica, pois dois anos após se graduar em Geologia pela Universidade Federal da Bahia, em 1973, já era professor da mesma universidade. Na Ufba, informou, ele coordenou o mestrado e o doutorado no Instituto de Geociências, ao tempo em que trabalhava ligado a Minas e Energia, seguindo "a orientação de Paulo Souto em busca de melhores condições de vida para nossa gente". O discurso do líder pefelista foi interrompido em duas oportunidades por aplausos e calou fundo no homenageado, que recebeu o diploma que oficializa a sua cidadania baiana das mãos de Clóvis Ferraz e Gildásio Penedo.
Ele falou em seguida e temperou o discurso de agradecimento com menções especiais à sua família, ao governador, ao presidente da Assembléia e ao secretário da Agricultura, Pedro de Deus ? sem deixar de lado outras autoridades e amigos presentes. Aplaudido pelos amigos, colaboradores e parlamentares (41 presentes), ele chegou a lembrar de gírias tipicamente baianas que incorporou ao seu português culto, próprio de quem fez mestrado e doutorado em instituições prestigiosas. Uma delas, "tá rebocado e piripicado como eu estou muito orgulhoso", relaxou a emoção e foi recebida com risos e, depois, com longo aplauso.
A solenidade foi encerrada pouco antes das 17h, sendo a mesa composta pelos deputados estaduais Gildásio Penedo, Clóvis Ferraz, Vespasiano Santos (PFL), primeiro secretário da Casa, e Paulo Azi (PFL), líder da bancada situacionista. O deputado federal Luiz Carreira(PFL) também teve assento, assim como os secretários Armando Avena, do Planejamento, que representou o governador Paulo Souto; Roberto Moussalem, do Desenvolvimento Urbano; Lourival Magalhães, secretário particular do governador, e Pedro de Deus, da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária. Umberto Costa ofereceu um coquetel no salão contíguo ao plenário ? onde recebeu os cumprimentos.
REDES SOCIAIS