A deputada Ivana Bastos (PSD) chamou a atenção para a violência psicológica contra a mulher, em documento que registrou, no Legislativo estadual, a passagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Através de moção de congratulações, a parlamentar defendeu uma publicização maior da luta das mulheres e exigiu respeito a seus direitos.
“Além das congratulações, flores e outros mimos, este dia deve ser dedicado, principalmente, para pedir respeito e reafirmar a nossa condição de mulher. É preciso elevar os debates em todas as frentes de poder e da sociedade organizada, para que o respeito ao gênero seja exigido sempre, incluindo a não violência que tem assolado os lares brasileiros, principalmente nesta pandemia”, afirmou a social-democrata.
A moção traz um estudo da Defensoria Pública do Estado do Ceará em que 98% das vítimas, atendidas no Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), em 2019, sofreram abuso psicológico. Segundo a deputada, muitas demoram a identificar essa situação de violação. “Todos atentamos para a violência física, mas a violência psicológica é tão grave quanto àquela. A proibição do uso de roupas, a depreciação pelo fato de ser mulher, as brincadeiras maldosas são algumas violências que devem ser prevenidas e combatidas diariamente”, elencou.
Para Ivana Bastos, a subversão dos valores de um relacionamento saudável marca a violência psicológica contra a mulher, tipo de agressão que se destaca nos dados do Nudem, que registrou, de janeiro a novembro de 2019, o atendimento de 7.820 mulheres. “Ao invés do carinho, a ofensa; no lugar do apoio, a humilhação. Contra fatos, os argumentos se fragilizam ou se extinguem. Assim, estudos como esses são de relevante importância para o combate a essa modalidade de violência, que atinge uma quantidade imensuravelmente maior do que a registrada”, revelou a parlamentar.
A pessedista também utilizou a moção para demonstrar profunda gratidão às mulheres que estão na linha de frente de combate ao coronavírus: “São guerreiras que, todos os dias, deixam seus lares para salvar a vida do próximo. Assim, registramos mais uma moção de Comemoração pelo Dia Internacional da Mulher/2021, manifestando o nosso regozijo pelo nosso dia”.
REDES SOCIAIS