MÍDIA CENTER

Adolfo Menezes recebe visita da secretária Fabya Reis

Publicado em: 25/03/2021 07:29
Editoria: Notícia

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD), recebeu ontem (24), em audiência, a secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, para estreitamento das relações entre as duas instituições e configuração de uma agenda de trabalho comum. “Foi uma visita muito gentil da secretária Fabya Reis e eu reafirmei que a ALBA estará sempre aberta para combater qualquer forma de racismo e de intolerância religiosa. É inadmissível que ainda exista discriminação por causa da cor da pele”, disse ele.
Por sua vez, a secretária disse que “se sentiu bastante acolhida” pelo presidente Adolfo Menezes, com quem pretende estreitar uma parceria institucional. Ela acredita que é momento do Legislativo integrar a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, e também que “possamos promover, conjuntamente, a formação de servidores da ALBA, através de cursos e palestras, para o combate ao racismo”, frisou a secretária Fabya Reis.

APOIO SUPRAPARTIDÁRIO

O presidente da Assembleia assegurou que jamais faltará o apoio suprapartidário da ALBA às iniciativas contrárias ao racismo, lembrando que a Casa já conta com uma órgão técnico voltado para esse tema, a cada momento mais atual, a Comissão de Promoção da Igualdade, presidida pela deputada Fátima Nunes (PT). O deputado Adolfo Menezes colocou-se à disposição da Sepromi para estreitar a colaboração com o Legislativo, para extirpar a “chaga do racismo do horizonte dos baianos”. A secretária Fabya Reis solicitou a adoção de providências para acelerar o rito legislativo para a criação no âmbito da Secretaria da Segurança Pública, da Coordenação de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. O presidente garantiu que se empenhará para dar celeridade ao processo, tão logo o projeto seja encaminhado pelo governador Rui Costa, pois como a visitante explicou, houve uma evolução institucional e ao invés da criação de delegacias especializadas contra o racismo, haverá uma colaboração sistêmica na própria SSP.
Ao final da audiência, a secretária Fabya Reis presenteou o presidente com um exemplar do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa – documento aprovado pela ALBA em maio de 2014 depois de extensos debates que movimentaram a comunidade baiana, chamando a atenção para a persistência do racismo entre nós nesse início do Terceiro Milênio.


Compartilhar: