MÍDIA CENTER

Hilton lamenta morte do bailarino Ismael Ivo

Publicado em: 13/04/2021 07:34
Editoria: Notícia

O deputado Hilton Coelho (Psol) lamentou o falecimento de Ismael Ivo, bailarino e coreógrafo que faleceu vítima de Covid-19 no dia 8 de abril. Na moção de pesar que protocolou junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, ele realçou que Ismael assumiu a direção do Balé da Cidade do Teatro Municipal de São Paulo em 2017, tendo atuado mais de 30 anos no exterior.
  
Nascido na zona leste de São Paulo, “de origem humilde, ele encontrou na dança, ainda menino, um caminho de vida e uma forma de lutar contra o racismo”. Começou a dançar na rua Treze de Maio, no Bixiga, em São Paulo. Como menino negro, “Ismael disse que não tinha representatividade, modelos em que poderia se espelhar para alcançar”.
   
O bailarino tinha uma relação muito próxima com Salvador. “A carreira internacional do artista está diretamente ligada à capital baiana”, informou Hilton, ao relembrar que foi na capital baiana, em 1983, que o coreógrafo e diretor norte-americano Alvin Ailey (1931-1989) descobriu Ismael Ivo dançando o solo Rito do Corpo em Lua, em uma “das históricas” Oficinas Nacionais de Dança Contemporânea coordenadas pela professa Dulce Aquino, na Universidade Federal da Bahia.
   
Após conseguir bolsas de estudos em escolas de dança e atuar como dançarino solo no Brasil, “Ivo brilhou no exterior”, tendo atuado nos Estados Unidos e depois na Europa por mais de três décadas. Em Viena, foi um dos fundadores, em 1984, do ImpulsTanz, que se tornaria um dos maiores festivais de dança da Europa.
   
Entre 1999 e 2004, Ismael Ivo trabalhou com a famosa bailarina e coreógrafa brasileira Márcia Haydée, como parceiro em obras conjuntas e em criações para diversoS grupos. Ele também trabalhou em projetos conjuntos com grandes nomes como Marina Abramovic e Heiner Müller. Na Alemanha, foi diretor da companhia de dança no Teatro Nacional Alemão de Weimar entre 1996 e 2005, tendo sido o primeiro negro e também o primeiro estrangeiro a exercer a função.
   
Outro ponto alto de sua carreira destacada por Hilton Coelho foi a direção da seção de dança da Bienal de Veneza, que exerceu entre 2005 e 2012. “Ivo foi quem introduziu os Leões de Ouro na categoria dança”, destacou o socialista na moção. Em 2010, ele foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural no Brasil. “A cultura brasileira, especialmente a dança, perde um grande e talentoso representante”, lamentou o parlamentar.



Compartilhar: