MÍDIA CENTER

Jurandy parabeniza Capim Grosso, Pintadas e Rafael Jambeiro

Publicado em: 08/05/2021 07:10
Editoria: Notícia

O deputado Jurandy Oliveira (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), moções de congratulações com os municípios de Capim Grosso, Pintadas e Rafael Jambeiro em decorrência da passagem dos aniversários de emancipação política e administrativa. As três cidades foram criadas na data de 9 de maio de 1985 pela Lei Estadual nº 4.447.

Atualmente com população estimada em 30.862 habitantes, o município de Capim Grosso está localizado no cruzamento das BRs 407 e 324. Em sua moção, o parlamentar afirma que a cidade vem sendo bem administrada pelo prefeito José Sivaldo Rios de Carvalho e possui uma equipe de vereadores dedicada, “que está trabalhando incansavelmente pela prosperidade da cidade, a exemplo do vereador Alex da Metalúrgica”.

Jurandy Oliveira lamentou o fato de a pandemia impedir, neste momento, a realização das devidas comemorações da data magna. “A emancipação de Capim Grosso representou um momento de grande importância no cenário baiano, sendo um privilégio parabenizar os capim-grossenses nesse momento de alegria. Sabe-se que no atual período de distanciamento social e quarentena, formas mais eficazes para prevenir o contágio do coronavírus de forma coletiva, as tradicionais celebrações restam inviabilizadas. Assim, homenagear tal fato histórico, com as ferramentas disponíveis no Parlamento, é imprescindível”, justificou.

Com origem que remonta ao desmembramento de Ipirá, o município de Pintadas tem, hoje, população estimada em 10.394 habitantes. Conforme lembra Oliveira, a celebração da emancipação da cidade é realizada com uma programação diversificada, composta de torneios, noite de louvor, atividades esportivas, atrações musicais, show de talentos, momento cívico, dentre outros. No entanto, em período de distanciamento social e quarentena, as tradicionais celebrações restam inviabilizadas.

O deputado afirma que Pintadas é um grande exemplo de cooperativismo e associativismo comunitário. Na economia, merece destaque a agropecuária, com ênfase especial na bovinocultura e na ovinocultura, “valendo salientar que uma quantidade relevante de pintadenses vive da criação de animais e da agricultura de subsistência”.

Localizado na bacia do Paraguaçu, microrregião de Feira de Santana, o município de Rafael Jambeiro possui população estimada em 22.633 habitantes. “Sua administração atualmente é feita pela prefeita Cibele Oliveira de Carvalho, que vem realizando um trabalho intenso em prol da população jambeirense. Do mesmo modo, também merece destaque a atuação zelosa e exemplar do vereador Amba”, contextualizou o deputado em sua moção.

No documento, o parlamentar ressalta que uma das tradições locais é a feira livre, que ocorre toda segunda e terça na Praça Luís Eduardo Magalhães, conhecida popularmente como Praça do Comércio ou Praça da Feira. “É uma imensa satisfação relembrar um dos capítulos mais importantes da história de Rafael Jambeiro, notadamente em um período difícil como o vivido pela sociedade, que segue em período de distanciamento social e quarentena para prevenir o contágio por coronavírus”, disse.



Compartilhar: