MÍDIA CENTER

Jurailton Santos pede inclusão das pessoas com coagulopatias hereditárias no plano de imunização

Publicado em: 15/05/2021 07:07
Editoria: Notícia

O deputado Jurailton Santos (Republicanos) pleiteou, junto ao secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a inclusão como prioridade para receber a vacinação contra a Covid-19 dos pacientes portadores de Coagulopatias Hereditárias Raras (CHR), doença de Von Willebrand e Hemofilia, mediante recomendação médica.

Na indicação onde oficializou o pedido, Santos descreveu as coagulopatias hereditárias como doenças hemorrágicas decorrentes da deficiência de um ou mais fatores da coagulação, que afetam todos os grupos étnicos e regiões geográficas. Das coagulopatias hereditárias, a doença von Willebrand e as hemofilias são as mais frequentes.

Seus portadores, argumentou o legislador, “são cidadãos que se expõem rotineiramente ao vírus da Covid”, pois, “por estarem em constante tratamento, necessário se torna o deslocamento aos centros de saúde” (clínicas, hospitais, laboratórios, hemocentros), além da busca por medicamentos “e a possibilidade de, em casos mais graves, internações, locais em que há a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus”.

Ele ponderou que os efeitos do coronavírus variam conforme o organismo de cada indivíduo, podendo ser devastadores, sobretudo em pessoas que já estejam com o sistema imunológico “especialmente fragilizado”. Esta é justamente, disse, a situação dos pacientes que estão em atendimento por conta das suas coagulopatias, “situação que as torna um dos principais grupos de risco da Covid-19”.




Compartilhar: