MÍDIA CENTER

Josafá quer assistentes sociais em grupo prioritário de vacinação

Publicado em: 10/06/2021 08:29
Setor responsável: Notícia

Incluir os servidores da Assistência Social do Sistema Único de Saúde no grupo prioritário do Plano de Vacinação contra Covid-19 no Estado da Bahia é o que sugere o deputado Josafá Marinho (Patriota) ao governador Rui Costa, em indicação encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

“Importante trazer à baila a situação de exposição vivida pelos servidores da Assistência Social do SUS, fazendo urgir a necessidade de inclusão de tais profissionais no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19”, explica o parlamentar, no documento. Ele argumenta que os servidores do Sistema Único de Saúde estão em contato contínuo, direta ou indiretamente, com o vírus, “lutando bravamente pela população nesse momento de tanta dor e sofrimento”.

“Os assistentes sociais se apresentam como profissionais que interligam os diversos níveis do SUS às políticas públicas sociais existentes, integrando e promovendo a comunicação entre diferentes setores. São, assim, os agentes que possibilitam a engrenagem do sistema funcionar, sendo a porta de comunicação, de suporte, para um atendimento integral, preventivo e assistencial”, afirma Josafá, para quem a vacinação dos assistentes sociais ajuda a garantir, também, o funcionamento e a manutenção do próprio sistema de saúde.

Por fim, o legislador menciona a Lei nº 14.023, de 8 de julho de 2020, sancionada durante a emergência de saúde pública decorrente do coronavírus e que trouxe expressamente a profissão de assistente social como essencial ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública.



Compartilhar: