MÍDIA CENTER

Rogério Andrade Filho se congratula com o povo de Brumado

Publicado em: 11/06/2021 08:06
Setor responsável: Notícia

Nesta sexta-feira (11), o município de Brumado festeja os 144 anos de fundação. Na Assembleia Legislativa, o deputado Rogério Andrade Filho (PSD) apresentou uma moção de congratulações com o povo pela passagem da data comemorativa.

Com população aproximada de 67 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Brumado se consolidou como um dos principais municípios do Território de Identidade do Sertão Produtivo, com vocação econômica para exploração mineral que começou com a criação da Magnesita, em 1939, após a descoberta de depósitos de magnesita na região.

Em sua moção, o legislador lembra que a origem do município remete ao período em que os bandeirantes desbravavam a região à procura de ouro e outros metais preciosos. “Era caminho dos tropeiros e garimpeiros das minas do Rio de Contas para as Minas Gerais. Ali, era a foz do Rio do Antônio, lugar de descanso e de muito trabalho para os desbravadores e garimpeiros”, relatou.

Com a descoberta do minério na região, chegou ao município a Ferrovia Leste Brasileira, motivada pela necessidade de transportar a carga para o porto de Aratu, em Salvador. “Brumado é destaque na Bahia por ser um importante polo comercial, atraindo moradores de diversas regiões do estado. Nada mais é do que o reflexo do potencial criativo e inovador das pessoas que lá habitam e montam os seus empreendimentos”, afirmou Rogério Andrade Filho.




Compartilhar: