“Celebrar a libertação de São Miguel das Matas é uma satisfação, pois nos permite relembrar conquistas passadas e sonhar com um futuro melhor, ampliar continuamente as politicas públicas de incentivo ao agricultor, visando o aumento da produtividade e a criação de novas aéreas de produção agrícola, visto que potencial desta área é enorme”, declarou o deputado Rogério Andrade Filho (PSD), que apresentou moção de congratulações, na Assembleia Legislativa, pela emancipação político-administrativa de São Miguel das Matas.
O município possui, aproximadamente, 12 mil habitantes. Localizado a 224 km da capital baiana, São Miguel das Matas faz limite com Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Varzedo e Laje.
Na moção, o deputado destacou a paisagem do município. “A força de um povo é determinada pela sua história, cujas lutas e conquistas servem como exemplo a encorajar seus habitantes e, porque não dizer, os visitantes que a contemplam. Assim é São Miguel das Matas. Suas lindas paisagens encantaram a tribo Arcoverde, a qual fincou raízes, agradecida pela oportunidade de habitar suas terras quanto ainda a densa Mata Atlântica contornando abundantemente as serras da região”.
“Sua terra fértil, sua água límpida e abundante serviram como chamariz para esses primeiros habitantes, agraciados com a deslumbrante paisagem que rodeavam seus vales. Dizimada pelo avanço do homem branco, na área onde residiu a tribo indígena cultivou-se a cana-de-açúcar, servindo de esteio para a formação de um pequeno povoado. Anos depois, uma capela foi edificada em louvor a São Miguel, atraindo fiéis que aos poucos construíram casas, dando início à povoação”, disse o parlamentar.
REDES SOCIAIS