Terça-feira , 27 de Julho de 2021

Vitor Bonfim felicita Itaquara

Publicado em: 21/07/2021 06:40

Em moção de congratulações protocolada na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Vitor Bonfim (PL) homenageou o município de Itaquara, que completou 95 anos de fundação no último dia 19 de julho.

Em seu documento, o legislador destacou a formação histórica do município que está localizado no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá e possui aproximadamente 8.300 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2020.

Onde hoje está situado o município de Itaquara, descreve o parlamentar, foi inicialmente um povoado chamado Caldeirão. Mais tarde, foi elevado a distrito de Paz, pertencendo ao município de Areia, atualmente Ubaíra. No local, foi construída uma estação ferroviária que levou progresso ao povoado. Em 1924, passou a pertencer ao município de Santa Inês, que acabara de ser emancipado. Em 19 de julho de 1926, o projeto de Lei Estadual nº 1.873 foi aprovado e criado o município de Itaquara, que significa toca na pedra.

“Muito ainda poderia ser dito para descrever todo o potencial deste município acolhedor, que possui um povo forte e batalhador, com o qual tenho muito apreço. Por merecidas razões, parabenizo a todos os itaquarenses pelo festivo dia de 19 de julho”, disse o deputado, que saudou o prefeito Marco Aurélio, vereadores e demais lideranças que trabalham pela melhoria de Itaquara.