Terça-feira , 27 de Julho de 2021

MÍDIA CENTER

Talita reivindica revitalização do Rio Catolé em Itapetinga

Publicado em: 22/07/2021 04:45
Setor responsável: Notícia

A deputada Talita Oliveira (PSL) sugeriu ao governador Rui Costa, em indicação protocolada na Assembleia Legislativa, a revitalização do Rio Catolé, no município de Itapetinga. Segundo a parlamentar, o rio tem cerca de 80km de extensão, de sua nascente até a foz e, na área urbana de Itapetinga, percorre um curso de aproximadamente 9,5 km.

Na indicação, a parlamentar considerou a importância do Rio Catolé para Itapetinga, banhando e abastecendo a cidade e lamentou o seu estado atual. “No decorrer dos anos foi perdendo a beleza e pureza, o assoreamento tomou conta do leito, formando as chamadas ilhas em vários pontos do rio, o volume de água vem diminuindo, as plantas baronesas tomaram conta das margens e em alguns lugares tomou conta do seu leito, fechando a área completamente”, relatou.

Talita relembrou a exuberância e navegabilidade do rio que antes proporcionava à população de Itapetinga passeios de barco, banho de rio em suas águas límpidas e puras e ainda possuía uma enorme variedade de espécies de peixes, que ajudaram no sustento de centenas de famílias da região.

“Atualmente o Rio Catolé agoniza sem oxigênio, já não possui mais peixes como antes, e a água que era cristalina e pura, hoje tem uma coloração escura e irreconhecível, em algumas localidades o odor dessa água chega a incomodar, sem contar que o lixo e esgotos são depositados no rio sem nenhum tratamento”, reclamou.

Segundo Talita nada tem sido feito para a recuperação do rio. “Inclusive os órgão públicos, não tomam nenhuma providência pra isto, sendo assim, o Rio Catolé vem há anos agonizando e nenhuma providência está sendo tomada para revitalizá-lo!”, reforçou.




Compartilhar: