MÍDIA CENTER

Tom Araújo celebra os 111 anos de Itabuna

Publicado em: 30/07/2021 08:21
Editoria: Notícia

O  protocolou, na Assembleia Legislativa, moção de congratulações ao povo itabunense, pela passagem do 111º aniversário da emancipação política e administrativa do município, comemorado em 28 de julho.

Na moção, o legislador relatou fatos da história da cidade, habitada inicialmente pelos índios tapuias, tupis e tupiniquins, que passou a ser povoado por não indígenas quando o local se tornou o principal ponto de passagem e pouso de tropeiros em trânsito para Vitória da Conquista.

Segundo Tom com a exploração do território pelos desbravadores no ano de 1957, formou-se o Arraial de Tabocas e, dez anos depois, houve maior impulsionamento em sua ocupação, especialmente pelos migrantes sergipanos, entre eles os primos Félix Severino de Oliveira e José Firmino Alves, aos quais se atribui a fundação da cidade. Em 28 de julho 1910 a população conquistou a emancipação política e administrativa.

O legislador considerou a trajetória de Itabuna e sua gente, como motivo de inspiração para a realização da homenagem. “Certamente seu povo trabalhador e determinado é a base, a mola mestre que tem impulsionado o município, o conduzindo a superar seus desafios e realizar novas conquistas”, elogiou.



Compartilhar: