MÍDIA CENTER

Hilton Coelho se solidariza com o advogado Leandro Oliveira

Publicado em: 13/08/2021 07:37
Editoria: Notícia

O deputado Hilton Coelho (Psol) manifestou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), solidariedade ao advogado Leandro Oliveira, pelo episódio em que alega ter sido agredido por policiais militares, no dia 31 de julho, no município de Madre de Deus.

Segundo o parlamentar, Leandro Oliveira, advogado negro e militante do Coletivo de Entidades Negras (CEN), atuava voluntariamente no vilarejo de Paramana, na Ilha dos Frades, exercendo advocacia popular para moradores da região, quando a balsa que usava para se locomover foi alvo de uma blitz da Polícia Militar.

“O advogado, homem negro, foi então abordado com truculência pelos policiais, em mais uma demonstração do racismo estrutural. Ao se identificar com a sua carteira profissional da OAB, Leandro Oliveira foi agredido fisicamente, sofrendo ferimentos na sua boca. O advogado teve ainda sua carteira da Ordem apreendida pelos policiais, que tentaram quebrá-la. Na sequência, Leandro foi detido e conduzido à delegacia da cidade de Candeias”, disse Hilton.

Para o deputado, esse o caso é mais um registro da truculência da PM-BA no trato com pessoas negras. “Além de uma grave violação às prerrogativas da advocacia, este é um episódio comum de desrespeito aos direitos da população negra, fruto do racismo estrutural e institucional, prática reincidente na corporação PM-BA”.

Hilton declarou ainda que, “na Bahia, o povo negro já vive uma constante situação de insegurança, cotidianamente sendo vítima de um projeto de genocídio em curso, operado pelo braço armado do Estado. Casos como esse demonstram a maior preocupação e atenção que precisamos ter com a atuação violenta da Polícia Militar para com pessoas negras. É fundamental uma polícia que não trate pessoas pretas e pobres como inimigos, mas sim como cidadãos portadores de direitos”.

O deputado concluiu o documento dizendo que “é preciso reafirmar todo o repúdio às ações truculentas da Polícia Militar e a solidariedade ao advogado e militante vítima de racismo”.



Compartilhar: