A deputada Ivana Bastos (PSD) parabenizou o município de Riachão de Santana pela passagem do 143º aniversário de emancipação política, comemorado no dia 13 de agosto. Por meio de uma moção de congratulações, a parlamentar homenageou a cidade, que no ano de 1878 desmembrou-se das terras de Palmas de Monte Alto.
Como forma de contextualizar o município, Ivana Bastos fez um breve histórico sobre Riachão de Santana. Segundo a parlamentar, a região onde se encontra a cidade era um território habitado por índios. Em 1758, descobriu-se, no local, grandes reservas de salitre, o que atraiu pessoas de outras partes da Bahia. O interesse pela região contribuiu para a fundação do arraial de Riacho de Santana, pertencente a Monte Alto.
Em tal terra viveram muitos escravos, que vieram com os sertanistas no final do século XIX, no alvo da demanda mineralógica e no início das demarcações das grandes fazendas. Nesta época, segundo conta a deputada, a agricultura e a pecuária foram desenvolvidas às custas da escravidão.
Em 1861 com a lei provincial de número 871 de 12 de setembro, o arraial foi elevado à categoria de freguesia, tendo como primeiro vigário o padre Antônio Boaventura de Cerqueira Pinto. Entretanto, segundo Ivana, o grande passo para o desenvolvimento da Freguesia foi dado em 13 de agosto de 1878, data em que foi assinada a lei provincial de número 1826, que criou o município de Riacho de Santana, sendo assim desmembrado de Palmas de Monte Alto.
“Atualmente, o município de Riacho de Santana tem relevante importância na cesta econômica da região da Serra Geral, sendo preponderante na agricultura de média escala de produção, na agricultura familiar e no comércio de bens e serviços que vem registrando reiterados aumentos anuais. A nossa parceria no município vem se consolidando a cada ano com o grupo político de Alan Vieira, Daniel Castro e demais lideranças que amam o município de Riacho de Santana e por ele trabalha diuturnamente, principalmente em favor dos que mais precisam”, afirmou Ivana Bastos.
A deputada informa que, recentemente, participou de uma reunião na Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), dirigida pelo titular da pasta, secretário Marcus Cavalcanti, quando foi informado que o projeto para pavimentação asfáltica da estrada que une o município de Matina ao município de Riacho de Santana (BA-573) está em fase de elaboração, cuja obra já está autorizada.
“Durante a eficiente gestão do prefeito Alan, muito pudemos realizar naquele município. Hoje, o distrito de Vesperina já conta com um moderno equipamento de lazer que é a Praça central daquele importante distrito. Além disso, entregamos no município ambulância, ônibus para o transporte escolar, equipamentos agrícolas e tantas outras obras que nos dão muito orgulho de ter batalhado e conseguido em prol dos riachenses. Seguimos na luta, buscando novas obras e serviços que possam melhorar a qualidade de vida da população de Riacho de Santana, colocando o nosso mandato sempre à disposição para a busca pelo atendimento dos pleitos desse povo trabalhador e hospitaleiro”, afirmou.
REDES SOCIAIS