MÍDIA CENTER

Eduardo Alencar se congratulou com povo do município de Ruy Barbosa

Publicado em: 28/08/2021 07:28
Editoria: Notícia

A passagem do aniversário de emancipação política e administrativa do município de Ruy Barbosa, que completa 99 anos no sábado (28), foi parabenizada pelo deputado Eduardo Alencar (PSD) em moção de congratulações apresentada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). “Nesta data especial em que a população da minha querida Ruy Barbosa comemora sua emancipação política e administrativa, quero parabenizar meus queridos irmãos desejando-lhes mais progresso e muitas vitórias para esta amada cidade”, declarou o parlamentar.

No documento, ele detalhou que Ruy Barbosa, na região da Chapada Diamantina, com uma população estimada em 30 mil habitantes (IBGE/2013), abrange uma área de 2.137 km², tendo como vizinhos os municípios de Macajuba, Boa Vista do Tupim e Itaberaba. A 295 km de Salvador, o município, atualmente, compõe-se dos distritos sede, Santa Clara, Tapiraipe (Paraíso), povoados de Riacho Dantas, Zuca, Morro das Flores, Caldeiras do Morro, Humaitá e Nova Conquista (Colobro).

De acordo com Eduardo Alencar, a povoação que deu origem à cidade começou com a demanda de lavras diamantinas, quando surgiu a Fazenda Orobó Grande, uma rancharia, e em torno dela uma pequena população que conseguiu esse mesmo topônimo. “Já em 1884, essa povoação foi elevada a freguesia com denominação de Santo Antônio dos Viajantes de Orobó Grande. O seu crescimento não foi rápido, só em 21 de junho de 1914, pela Lei 1.022, é que foi criado o Município Orobó. Em 28 de Agosto de 1.922, por força da Lei 1.602, a Vila Orobó for elevada a cidade com o nome de Ruy Barbosa”.

Quanto ao aspecto econômico, Alencar disse que Ruy Barbosa, “cidade da carne do sol”, tem foco no polo industrial de calcados e na agropecuária, com a criação de gado de corte e agricultura. “A cidade esta aos pés da linda Serra do Orobó (450 m), já utilizada como rampa de asa delta e para prática do ecoturismo”, acrescentou.




Compartilhar: