Tom Araújo felicita Oliveira dos Brejinhos

Publicado em: 31/08/2021 08:23

“Ao povo dessa simpática e acolhedora terra, expresso meu contentamento em poder compartilhar desse momento especial, quando se comemora os 88 anos da conquista da independência administrativa do município”. Assim falou o deputado Tom Araújo (DEM), ao registrar, na Assembleia Legislativa, uma moção de congratulações pela passagem ontem (30) de mais um aniversário de emancipação política de Oliveira dos Brejinhos, município de 24 mil habitantes que fica distante 590 km de Salvador e faz divisa com Ibotirama, Boquira, Paratinga, Morpará, Brotas de Macaúbas e Ibitiara.

Num breve relato sobre a história desse acolhedor município, escreve o democrata, é possível destacar que a cidade teve sua origem em terras que pertenciam à fazenda denominada Brejinho (ou brejo). Foi nessa área que o Sr. José Manoel Teixeira Leite construiu em 1865 uma capela em homenagem a Nossa Senhora das Oliveiras, lugar onde se formou um povoado, à época, parte da freguesia do Urubu, atual município de Paratinga.

O legislador acrescenta ainda que, dentro desse processo de formação do município, cabe ressaltar que o povoado foi elevado à categoria de Distrito pela Lei Provincial nº 1.980, datada de 25 de agosto de 1.880, já com a denominação de Oliveira dos Brejinhos. Em 1º de junho de 1891, passou ao patamar de Vila pelo Ato de nº 405.. De acordo com o parlamentar, já havia nos moradores o desejo de que a Vila alcançasse sua independência administrativa. E foi nesse trilhar, prossegue o deputado, na busca pela autonomia, que efetivamente ocorreu a emancipação, através do Decreto Lei nº 8.620, de 30 de agosto de 1.933, para a satisfação de todos os brejinhenses, que se tornaram protagonistas de sua história.

“Parabenizo todos os moradores por essa realização, com o desejo de que possam continuar trilhando os caminhos do desenvolvimento. Prestamos nossa homenagem e da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia ao município de Oliveira dos Brejinhos pelos 88 anos de sua emancipação política e administrativa. Congratulações a toda população pela importante conquista”, concluiu Tom Araújo, solicitando que esta sua iniciativa seja conhecida pelo prefeito, vice-prefeito, Câmera de Vereadores e demais lideranças políticas locais.