MÍDIA CENTER

Pedro Tavares se congratula com povo de Camacan

Publicado em: 31/08/2021 08:24
Editoria: Notícia

O deputado Pedro Tavares (DEM) apresentou moção de congratulações ao povo de Camacan pelos 60 anos de emancipação política e administrativa. O município está localizado na Região Sul do Estado, na microrregião de Ilhéus-Itabuna, distante cerca de 530 km da capital Salvador, e uma população de aproximadamente 33 mil habitantes.

A data de aniversário da cidade ocorre em 31 de agosto. A história local está intimamente vinculada à expansão do cultivo do cacau, ainda em 1888, quando algumas famílias de Canavieiras começaram a buscar novas terras para o plantio por dois motivos fundamentais: as graves cheias do Rio Pardo que comprometiam a produção de Canavieiras e o declínio da extração de diamantes no Rio Salobro, tornando primordial a necessidade de novas fontes de riqueza. A primeira elevação do povoado a distrito ocorreu em 1938, tornando-se município 23 anos depois, pela Lei estadual 1.465.

A região que compreende Camacan e as cidades de Pau Brasil, Mascote, Santa Luzia, Arataca e Jussari produz cerca de 120 mil sacas de cacau ao ano, “o que fortalece e muito o comércio local”, avalia o parlamentar. Mas ele lembra que não é só o fruto dourado que move a economia local. “Com a infestação da vassoura-de-bruxa nos anos 90, os produtores encontraram novas alternativas no plantio de café, banana, além da pecuária leiteira e a criação de muares.





Compartilhar: