MÍDIA CENTER

Luciano Simões Filho felicita Itiruçu

Publicado em: 01/09/2021 07:47
Editoria: Notícia

O deputado Luciano Simões Filho (DEM) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de congratulações com o povo de Itiruçu pela passagem do 86º aniversário de emancipação do município, que será comemorado nesta quarta-feira (1º).

No documento, o parlamentar relata que a formação da cidade homenageada remonta a aproximadamente 1823, quando colonizadores começaram a chegar na região. Entre os desbravadores, o deputado menciona José Antônio Braga, Salustiano de Barros, José Norberto de Barros, Guilherme do Eirado Silva e João de Souza Brandão. Este último, conta o legislador, chegou à região por volta de 1901 e, com o espírito empreendedor, adquiriu a fazenda chamada “Lagoa da Tiririca” e deu um novo e vital progresso. É vinculado a Brandão o desenvolvimento da lavoura cafeeira, construção de novas estradas, edificação de numerosas casas e da Capela Primitiva de Invocação a São João. A igreja passou, posteriormente, a ser Capela de Santo Antônio e, depois, Capela de São Roque. Hoje, a construção não existe mais.

“Graças ao dinamismo de João de Souza Brandão, ‘Lagoa de Tiririca’ começou a apresentar um aspecto de povoado, o que de fato se verificou com a chegada de novos elementos atraídos pelo futuro que acenava certo, dada a fertilidade da terra e, sobretudo, à vontade realizadora de João Brandão em transformar aquele local em um centro populoso de desenvolvimento administrativo e independente”, narrou Simões.

Em 1922, já com o nome de Alto do Bonfim, a localidade foi elevada à categoria de distrito pertencente a Jaguaquara. Já com a denominação de Itiruçu, o local ganhou sua emancipação em 1º de setembro de 1935, tendo como primeiro prefeito José Ignácio Pinto, nomeado pelo governador da Bahia, tenente Juracy Montenegro Magalhães.



Compartilhar: