Quarta-feira , 08 de Dezembro de 2021

MÍDIA CENTER

Euclides Fernandes pede revitalização do Rio de Contas

Publicado em: 19/10/2021 08:29
Editoria: Notícia

Deputado Euclides Fernandes (PDT)
Foto: Arquivo/ASCOM

O deputado Euclides Fernandes (PDT) solicitou que a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), com Márcia Cristina Telles à frente, revitalize o Rio de Contas. Dentre as providências listadas na indicação que protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o pedetista apontou como medidas essenciais o combate contra a retirada ilegal de areia e o descarte de resíduos e dejetos, além da  rearborização do leito do rio. 

Segundo ele, o rio de Contas foi, e ainda é, “importantíssimo” para a Bahia, sobretudo por ser o principal afluente da Bacia do Rio de Contas. Seja pela sua diversidade de biomas, pelo seu potencial hidrográfico ou pela sua beleza paisagística, o Rio de Contas, disse Fernandes, “sem dúvidas é um patrimônio de todo os baianos”. 

Localizado na Serra da Tromba, o rio passa pelos municípios de Abaíra, Piatã, Jussiape, Brumado, Jitaúna, Ipiaú e Jequié antes de desaguar no mar. Há alguns anos, lembrou o legislador, o leito do Rio de Contas era local de atração e lazer para os moradores das cidades e onde aconteciam a pesca, os esportes aquáticos, o futebol ao longo da extensa faixa de areia. Mas foi, segundo o legislador, continuamente degradado pela retirada ilegal de areia e outros atos humanos.

Dentre esses atos lesivos, salientou Euclides Fernandes, está o despejo desenfreado de resíduos e dejetos em diversos trechos do rio, com a degradação da fauna e flora que fazem parte desse ecossistema. Assim, alertou, muitos trechos “são totalmente poluídos e descuidados, a exemplo do perímetro que banha o município de Jequié”.



Compartilhar: