Tom saúda Amélia Rodrigues por aniversário municipal

Publicado em: 20/10/2021 06:29

Deputado Tom Araújo (DEM)
Foto: Arquivo/ASCOM

O deputado Tom Araújo (DEM) registrou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sua homenagem à população de Amélia Rodrigues pela passagem do 60º aniversário de emancipação política e administrativa do município, comemorado nesta quarta-feira (20). Segundo os dados históricos, revela o parlamentar, a formação administrativa da localidade se deu inicialmente nas terras pertencentes aos irmãos Luiz Vaz e Manoel Nunes Paiva, doadas em 1609 pelo então Governador do Brasil, Dom Diogo de Menezes.

Na moção de congratulações, o democrata relata que foi a partir dessa área que se formou o primeiro povoamento na região, no local batizado de “Engenho São Bento de Inhatá”, sendo conduzido pelos monges beneditinos, após as mesmas terras terem sido transferidas por testamento, em 1622, ao Mosteiro de São Bento da Cidade do Salvador. Foram mais de três séculos desde o início da ocupação das terras em 1622, até tornar-se definitivamente na cidade de Amélia Rodrigues, em 20 de outubro de 1961, pela Lei Estadual nº 1533, desmembrando-se de Santo Amaro.

Terra de gente ordeira, assegura o vice-líder da Bancada da Minoria na ALBA, Amélia Rodrigues tem população estimada atualmente em 25.224 habitantes e suas terras fazem fronteiras com os municípios de São Sebastião do Passé, Conceição do Jacuípe, Terra Nova e Santo Amaro. Distante 84 km de Salvador, está situado na Região Metropolitana de Feira de Santana e ocupa um território de 173,484 km².

De acordo com Tom, a história do município, cujo nome é uma homenagem à educadora e poetisa oriunda do local, “traz consigo a força e determinação do seu povo que, de forma incansável, através do seu trabalho, tem elevado constantemente o nome desta cidade”.

Ao encerrar a proposição, o segundo secretário da Mesa Diretora da Casa Legislativa parabenizou todo o povo de Amélia Rodrigues pelos 60 anos da conquista da liberdade. “Que possa continuar trilhando os caminhos do desenvolvimento e de novas conquistas”, manifestou o deputado Tom Araújo, solicitando ainda que o documento fosse divulgado para o prefeito, vice-prefeito, a Câmara Municipal de Vereadores e as demais lideranças políticas.