MÍDIA CENTER

Niltinho celebra os 60 anos da Universidade Católica do Salvador

Publicado em: 20/10/2021 06:32
Editoria: Notícia

Deputado Niltinho (PP)
Foto: Arquivo/ASCOM

A Universidade Católica do Salvador, uma das mais tradicionais instituições baianas de ensino superior, completa seis décadas de existência, recebendo novas homenagens da Casa Legislativa. Em moção de congratulações, encaminhada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Niltinho (PP) comemora os 60 anos de fundação da UCSal, uma instituição que foi criada em 9 de outubro de 1961 e reconhecida dias depois como Universidade Livre Equiparada, antecedida apenas pela Universidade Federal da Bahia.

O parlamentar explica que a instituição acadêmica surgiu em torno da preocupação da Igreja Católica com a formação de uma cultura universitária a serviço do desenvolvimento social e econômico da sociedade, inspirada no ideário cristão. Com o passar dos anos, prossegue Niltinho, a UCSal foi estruturada a partir da incorporação e agregação de Escolas e Faculdades existentes na cidade de Salvador, como a Escola de Serviço Social, a Faculdade Católica de Direito, a Faculdade Católica de Filosofia, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a Faculdade Católica de Ciências Econômicas. Estas duas últimas unidades se desligaram posteriormente.
Niltinho conta ainda que a “Católica” é uma instituição membro da Associação Brasileira de Universidades Católicas (Abruc), da Associação Nacional de Escolas Católicas, do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e da Organização Universitária Internacional (OUI), que se constituem em fóruns específicos para o debate sobre a educação e seus desafios. 

“A Universidade Católica vem desempenhando papel importante no atendimento das necessidades de educação superior, sendo a única instituição baiana que apresenta o caráter confessional, comunitário e filantrópico”, ressalta o deputado.

O autor da moção esclarece que, por conta desses atributos, a UCSal possui um diferencial de natureza acadêmica e organizacional, atuando de forma intensa nas relações com a sociedade, notadamente na ação universitária, com o objetivo de bem expressar o componente ético-social, sua razão de ser. Ele espera que a sua iniciativa sirva de incentivo e estímulo a essa grande instituição de ensino superior que, ao longo de seis décadas, “formou profissionais qualificados e comprometidos com as mudanças do mundo contemporâneo, tornando-se uma instituição de educação de reconhecida relevância social”. 

Por fim, após aprovação, o deputado Niltinho pede dar conhecimento desta homenagem à reitora Silvana de Sá Carvalho e toda a equipe da Universidade Católica do Salvador, professores e alunos pelos 60 anos da instituição de ensino.



Compartilhar: