MÍDIA CENTER

Jurandy parabeniza Terra Nova e Teodoro Sampaio

Publicado em: 20/10/2021 06:36
Editoria: Notícia

Deputado Jurandy Oliveira (PP)
Foto: Arquivo/ASCOM

O deputado Jurandy Oliveira (PP) festejou, com moções de congratulações, os aniversários de Terra Nova e Teodoro Sampaio, que transcorrem nesta quarta-feira (20). Nos documentos protocolados na Assembleia Legislativa em que homenageia as cidades, o parlamentar destacou a história de criação desses municípios e elogiou suas populações.

Teodoro Sampaio tem população estimada em 7,3 mil habitantes e seu povoamento data na metade do século XVII, impulsionado por portugueses que ali instalaram engenhos e desenvolveram o cultivo da cana-de-açúcar, contou Oliveira. Em função da agropecuária, a localidade se desenvolveu e, em 1850, construiu a primeira usina de açúcar do Nordeste.

Posteriormente foram intensificadas na região a cultura do cacau híbrido e a criação de gado leiteiro, atividades que fortaleceram a economia local e contribuíram para que, em 1961, fosse criado o município de Teodoro Sampaio, nomenclatura escolhida em homenagem ao engenheiro, geólogo, geógrafo, cartógrafo e orador de mesmo nome. 

Oliveira ainda destacou a importância da emancipação político-administrativa da cidade para a região e elogiou a população de Teodoro Sampaio, composta, de acordo com ele,  “por pessoas guerreiras, que buscam ser formadoras e transformadoras da sociedade, atuando com dedicação, compromisso, solidariedade e amor pela região”.

Foi também com imensa satisfação que o deputado parabenizou os 13 mil habitantes de Terra Nova, lembrando que a formação da região está relacionada ao antigo arraial de mesmo nome, então pertencente à freguesia da Vila do Rio Fundo. Segundo contou o legislador, em 1889 o Barão de Bom Jardim iniciou a instalação de uma usina de açúcar, que foi inaugurada em 1902 e impulsionou o crescimento local.

Terra Nova foi transformado em município em 20 de outubro de 1961, desmembrado de Santo Amaro. Ao parabenizar o município, Oliveira destacou que Terra Nova se desenvolveu “pelo constante trabalho e empenho dos terranovenses, responsáveis pela formação de um vasto legado cultural, educacional, esportivo e político”. E finalizou ressaltando que “a diversidade econômica do município é fruto do empenho desses habitantes”.



Compartilhar: