MÍDIA CENTER

Bira aplaude a passagem da data magna da cidade de Teodoro Sampaio

Publicado em: 20/10/2021 06:40
Editoria: Notícia

Deputado Bira Corôa Lula (PT)
Foto: Arquivo/ASCOM

O deputado Bira Corôa Lula (PT) registrou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de aplausos pela passagem do 60º aniversário de emancipação política de Teodoro Sampaio, data magna de uma conquista que foi oficializada em 20 de outubro de 1961. 

No documento em homenagem ao povo da cidade, o parlamentar explicou que Teodoro Sampaio é um município baiano com uma população estimada pelo IBGE/2019 de 7.425 habitantes, distribuídos em 244,613 km² de área, e possui como municípios limítrofes Terra Nova, Alagoinhas, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Pedrão e Aramari.

De acordo com o parlamentar, o povoamento do território, onde hoje se situa a sede do município de Teodoro Sampaio, iniciou-se na metade do século XVII por portugueses que ali se estabeleceram, instalando engenhos e desenvolvendo a cana-de-açúcar. Em uma fazenda ali instalada, de nome Catuiçara, construiu-se em 1718 a capela de Nossa Senhora da Ajuda do Bom Jardim, elevada à freguesia com a denominação de Bom Jardim, tendo em volta dela se formado o povoado com o nome de Catuiçara.

Em 1961, através de lei estadual, foi criado o município com o nome de Teodoro Sampaio, homenagem prestada a Teodoro Fernandes Sampaio, engenheiro, geólogo, geógrafo, cartógrafo e orador, autor de vários trabalhos históricos e geográficos. "Parabenizamos o município pela passagem do aniversário de emancipação político-administrativa, desejando ainda mais desenvolvimento para esse povo batalhador. A Assembleia Legislativa se regozija em manifestar os mais sinceros votos de sucesso a toda população teodorense", finalizou o deputado Bira Corôa.



Compartilhar: