Quarta-feira , 08 de Dezembro de 2021

Luciano se congratula com povo do município de Teodoro Sampaio

Publicado em: 20/10/2021 06:43

Deputado Luciano Simões Filho (DEM)
Foto: Arquivo/ASCOM

A passagem do aniversário de emancipação da cidade de Teodoro Sampaio, comemorado nesta quarta-feira (20), foi motivo de aplausos do deputado Luciano Simões Filho (DEM), que apresentou moção de congratulações ao município, na Casa Legislativa. No documento, o parlamentar elencou características do município. Ele lembra que o povoamento do território onde hoje é a sede do município de Teodoro Sampaio, iniciou-se na metade do século XVII por portugueses que ali se estabeleceram, instalando engenhos e desenvolvendo a canade-açúcar. Em uma fazenda ali estabelecida, de nome Catuiçara, construiu-se em 1718 a capela de Nossa Senhora da Ajuda do Bom Jardim, elevada à freguesia com a denominação de Bom Jardim, tendo em volta dela se formado o povoado com o nome de Catuiçara. Em função da agropecuária o arraial desenvolveu-se.

Luciano continuou destacando que em 1961, foi criado o município com o nome de Teodoro Sampaio, homenagem prestada a Teodoro Fernandes Sampaio, engenheiro, geólogo, geógrafo, cartógrafo e orador, autor de vários trabalhos históricos e geográficos. A decadência da cana de açúcar no Recôncavo, motivou a introdução no município, da cultura do cacau híbrido e da criação de gado leiteiro. “Parabenizo e agradeço ao belo povo de Teodoro Sampaio, o qual eu represento, buscando melhorias para o município”, finalizou Luciano Simões Filho.