Quarta-feira , 08 de Dezembro de 2021

MÍDIA CENTER

Diego comemora data magna de Conceição do Jacuípe

Publicado em: 21/10/2021 06:56
Editoria: Notícia

Deputado Diego Coronel (PSD)
Foto: Arquivo/ASCOM

Localizado no território de identidade do Portal do Sertão, o município de Conceição do Jacuípe festeja, em 20 de outubro, o 60º aniversário de emancipação política e administrativa. Para destacar a passagem da data magna, o deputado Diego Coronel (PSD) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) uma moção de congratulações com o povo conjacuipense.

Conhecido popularmente como Berimbau, Conceição do Jacuípe integra a Região Metropolitana de Feira de Santana e, antigamente, pertencia ao município de Santo Amaro. Com população estimada em 33.631 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2020, o local é famoso por suas festas juninas e pela agricultura, sendo considerado um dos maiores produtores de hortaliças do estado da Bahia, ficando atrás apenas da região da Chapada Diamantina. 

Na cultura, a cidade é conhecida pelo berimbau e pelo samba de roda, com destaque para o grupo “Raízes da Pindoba”. As principais festas que acontecem são os Festejos Juninos, que movimentam a economia da cidade através dos visitantes das cidades circunvizinhas que vão ao município para os shows de grandes nomes da música brasileira. A cidade chega a receber um público de aproximadamente 100 mil pessoas durante os quatro dias de festa.

A Festa da Padroeira do município também faz parte da cultura local. Durante 10 dias do mês de dezembro, os conjacuipenses lotam a Praça da Matriz, onde prestam as devidas homenagens à Nossa Senhora da Conceição.

No documento protocolado na ALBA, o deputado reafirmou seu compromisso de seguir defendendo os interesses da população de Conceição do Jacuípe.



Compartilhar: