Paulo Câmara comemora os 69 anos de Ibicaraí

Publicado em: 23/10/2021 05:27

Deputado Paulo Câmara (PSDB)
Foto: Arquivo/ASCOM

Ao completar 69 anos da sua emancipação política, nesta sexta-feira (22), Ibicaraí recebeu as congratulações do deputado Paulo Câmara (PSDB). Em moção registrada junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ele lembrou que o município está localizado no litoral sul baiano e que a ocupação inicial das suas terras confunde-se com a história da implantação da cultura cacaueira no estado.

Segundo o tucano, o pioneiro Manoel Marques dos Santos Primo, ao adquirir um roçado, nos primórdios do século XX, iniciou, com familiares, a monocultura do cacau, dando origem ao povoado de Palestra, em Itabuna, que se desenvolveu passando a se chamar Palestina devido à fertilidade de suas terras, numa referência à Terra Sagrada. O crescimento populacional e a expansão do agronegócio propiciaram o desenvolvimento do povoado, que se tornou distrito em 1937. Mais tarde, em 1943, recebeu o nome de Ibicaraí.

“Povo acolhedor e simpático”, elogiou Câmara, os ibicaraienses receberam do deputado os votos de saúde e “o desejo da conquista de prosperidade crescente”.