Paulo Câmara saúda os 124 anos de Jequié

Publicado em: 27/10/2021 07:48

Deputado Paulo Câmara (PSDB)
Foto: Arquivo/ASCOM

Os 124 anos de Jequié, comemorados na segunda-feira (25), foram festejados pelo deputado Paulo Câmara (PSDB) em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa. “Uma saudação aos jequieenses pela passagem do aniversário de um dos municípios mais importantes da Bahia”, declarou o parlamentar.

No documento, Paulo Câmara explica que Jequié, situada no Sudoeste do Estado, a mais de 300 quilômetros de Salvador, inicia o registro da sua história nos finais do século XIX, desenvolvendo-se a partir do crescimento da feira livre que atraía comerciantes da região para negociarem seus produtos. A navegabilidade do Rio de Contas, à época, que atravessa a região, favoreceu o transporte de mercadorias, e a localidade se desenvolveu passando a ter importância como centro comercial. Jequié tornou-se distrito de Maracás e, dele, se desmembrou em 1897. A partir de 1910, passa a ser cidade integrando o elenco de municípios da Bahia.

“Povo corajoso e trabalhador, foi agente da reconstrução após a enchente de 1914, que destruiu grande parte da cidade. As atividades pecuárias e agrícolas muito contribuíram para essa recuperação. Hoje, empresas do setor industrial, comercial e de serviços fazem de Jequié uma cidade pujante”, destacou o legislador tucano, que ainda ressaltou a importância dos recursos naturais do município, a exemplo da cachoeira do Rio das Pedras e a Barragem da Pedra, assim como suas grandes festas tradicionais.

“Por tanta história e predicados, essa cidade merece o respeito e o lugar de destaque em que se mantém. Então, apresento meus votos de saúde e paz a toda população, desejando sucesso aos gestores na condução da administração e do desenvolvimento. Parabéns, Jequié”, concluiu Paulo Câmara.