Niltinho felicita o povo trabalhador de Jequié

Publicado em: 27/10/2021 07:55

Deputado Niltinho (PP)
Foto: Arquivo/ASCOM

Jequié vem recebendo novas homenagens dos parlamentares que comemoram, na Casa Legislativa, mais um ano da conquista da liberdade. O deputado Niltinho (PP) saudou a população em moção de congratulações pela passagem dos 124 anos de emancipação política da cidade, conhecida na Região Sudoeste como a "Cidade Sol", denominação que foi dada em comparação às altas temperaturas verificadas na localidade, semelhantes ao verão carioca.

No documento, o legislador destaca a história do município, que teve origem na sesmaria do capitão-mor João Gonçalves da Costa, que sediava a Fazenda Borda da Mata. O  nome Jequié, explica o progressista, vem da língua indígena tupi: Jequi era um cesto afunilado, usado como armadilha para peixes, tendo como variações cacuri, jequiá, jiqui,  juquiá e jequié. Ele lembra que a região se desenvolveu em torno de uma movimentada feira que atraía comerciantes de diversos municípios, no final do século XIX.

Niltinho informa que estas terras pertenciam a Maracás desde 1860 e só passaram para o território de Jequié quando ocorreu o desmembramento, elevando à categoria de cidade através de Lei Estadual, no dia 25 de outubro de 1897. Na Bacia do Rio de Contas, a 365 km de Salvador, Jequié cresceu ao longo de décadas em função do seu forte comércio. Atualmente com cerca de 160 mil habitantes, a centenária cidade, escreve o autor da moção, “desfruta da porção de importante polo econômico regional,

oferecendo aos seus moradores e visitantes o conforto e facilidades da vida moderna”. Sua economia, antigamente focada no plantio do cacau, hoje vive da agricultura e da pecuária, especialmente com a criação de caprinos e bovinos.

Niltinho enaltece os moradores de Jequié, que considera pessoas hospitaleiras, sabendo como acolher um visitante. "É um povo marcado por sua gente trabalhadora, que está ali no dia a dia buscando o sustento e o aumento da sua produção, fomentando a economia da região sudoeste", frisa. O parlamentar registrou ainda seu compromisso de representar o município de Jequié, junto às autoridades estaduais e representantes federais, para conseguir os benefícios, obras e equipamentos que possam promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de todos, gerando mais empregos e renda.

“Trago essa moção para que sirva de incentivo e estímulo a esse povo batalhador. Após aprovação regimental, peço dar ciência desta homenagem ao prefeito Zenildo Brandão Santana, conhecido como Zé Cocá, ex-deputado estadual, para que, utilizando-se dos meios de comunicação, deem conhecimento à população pelo aniversário de 124 anos de nossa querida Jequié”, concluiu Niltinho.