MÍDIA CENTER

Bira Corôa relembra luta pela emancipação de São Félix

Publicado em: 28/10/2021 06:33
Editoria: Notícia

Deputado Bira Corôa Lula (PT)
Foto: Arquivo/ASCOM

O deputado Bira Corôa Lula (PT) apresentou moção de aplausos pelo aniversário de 131 anos de emancipação político-administrativa do município de São Félix, “solenizado em 25 de outubro”. “Surgida durante a expansão da cana-de-açúcar, a cidade possui uma história profundamente ligada aos valores culturais baianos”, ensina Bira, lembrando que “sua história data do período da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, os primeiros contatos com os habitantes do país, os diferentes povos indígenas, aqui existentes”.

Nas atuais terras sanfelixtas, eram os indígenas da nação Tupinambá que habitavam às margens férteis do Rio Paraguaçu. Hoje a área é ocupada por 14,7 mil pessoas em uma área que chega próxima aos 100 km². Seu desenvolvimento se deve, além do histórico cultivo da cana, à indústria fumageira, desde o plantio até algumas das principais fábricas de charutos. O dendê e o comércio de estivas, secos e molhados também influenciam a economia local.

“Caminhar pelas ruas de São Félix é uma oportunidade para termos contato direto com o passado, com a época em que, à beira do Rio Paraguaçu, saveiros transportavam os produtos do campo para a capital, movimentando o último porto que dava acesso à região das minas e do gado, no interior”, conta Bira. Ele aproveitou a oportunidade para ressaltar o trabalho do prefeito Alex Sandro Aleluia de Brito e sua equipe.



Compartilhar: