O aniversário de emancipação política da cidade de Nazaré, comemorado nesta quarta-feira (10), foi motivo de aplausos do deputado Luciano Simões Filho (DEM), que apresentou moção de congratulações ao município na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
No documento, o parlamentar elencou características do lugar. Ele lembra que, a partir da segunda metade do século XVI, colonizadores portugueses adentraram na região, na qual surgiria o município de Nazaré. Antes, porém, a região era ocupada por aldeias de tribos indígenas da etnia tupinambá. Fernão Cabral de Ataíde povoou a margem direita do rio Jaguaripe, recebendo esta a denominação de Sesmaria de Jaguaripe. Fernão Cabral teve, segundo o legislador, uma longa trajetória na construção de Nazaré.
Simões destacou que no ano de 1753, o povoado foi elevado a freguesia, a qual, em 1831, pelo desenvolvimento, foi promovida à categoria de vila, com a denominação de Vila de Nossa Senhora de Nazaré, ao mesmo tempo em que teve desmembrado de seu território a região de Jaguaripe. Anos mais tarde, em 10 de novembro de 1849, pela Resolução Provincial de nº 368, a vila tornou-se um município, com a denominação de Constitucional Cidade de Nazaré.
“Parabenizo ao povo de Nazaré, cidade rica em artesanatos feitos em barro e processados nas olarias, tendo como vitrine a Feira dos Caxixis que acontece sempre na Semana Santa, atraindo turistas de toda Bahia e Brasil”, finalizou Luciano Simões Filho.
REDES SOCIAIS