Colegiado de Infraestrutura se reunirá com superintendente do Ibama

Publicado em: 23/11/2021 16:49

Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALBA
Foto: AscomDeputadoPedroTavares/Agência-ALBA
A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo deverá ter um encontro na próxima quarta-feira com o superintendente do Ibama na Bahia, Maurício Moura Tavares. Em pauta, a decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais de vetar obras de recuperação em um trecho da BR 135, próximo a Correntina.

Segundo relatou a deputada Jusmari Oliveira (PSD) durante reunião ordinária da comissão, o embargo do Ibama refere-se a trecho de apenas 22 quilômetros, “sem que haja motivos técnicos” para isso, uma vez que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) realizou e concluiu o Estudo de Impactos Ambientais - EIA/Rima em toda a área.

Segundo o Dnit, o EIA/Rima da BR-135 na Bahia referente ao subtrecho da rodovia federal entre os km 207 e 212, no município de São Desidério, foi feito a pedido do próprio Ibama em 2018. O trecho complementa a ligação entre São Desidério e Correntina, e o estudo serviria “para determinar a viabilidade ambiental da implantação da rodovia, bem como seu melhor traçado”.

Mesmo com o EIA/Rima concluso, o Ibama vetou parte da estrada e este embargo ambiental tem provocado “tormento” à população, conforme revelou o vereador Jânio Nunes, de São Desidério, aos membros da Comissão. Ele pediu ajuda e empenho dos deputados para a solução do problema, o que deverá ser buscado no encontro que os parlamentares terão na próxima semana com o superintendente Maurício Tavares.

Ainda durante a reunião, o deputado Eduardo Salles (PP) parabenizou a Abaeté Aviação, que passa a operar com voos regulares para Barra Grande, Boipeba e Morro de São Paulo no dia 17 de dezembro. O parlamentar também enalteceu o governador Rui Costa que autorizou, dia 16 deste mês, obras de recuperação de mais 100 quilômetros da BA-001, nos trechos Ilhéus/ Itacaré, e de Valença a Nazaré. Estas rodovias serão inteiramente recuperados e terão manutenção garantida pelos próximos cinco anos.

Outra estrada anunciada e elogiada por Salles foi a nova BA-658, que ligará as rodovias BA-275 e BA-982, que inclui a construção de uma ponte sobre o rio Jequitinhonha. O anúncio ocorreu na última sexta-feira (19) na sede da empresa Veracel Celulose, em Eunápolis, com a presença do governador Rui Costa. A nova rodovia terá 25 quilômetros e facilitará o acesso da produção agropecuária do Extremo Sul baiano. A Veracel vai investir R$ 95 milhões na nova estrada que, segundo Salles, deve provocar o aumento do fluxo turístico na região e a redução da distância entre Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Canavieiras. O início da obra está previsto já para o próximo mês e o prazo para conclusão é de um ano.

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo também decidiu, na manhã desta terça-feira (23), substituir o então deputado Zé Cocá, atual prefeito de Jequié, da relatoria do projeto de lei nº 23.087/2019, de autoria do deputado Jacó Lula da Silva (PT), que veda a contratação de empresas e consórcios formados por empresas que não cumpram a igualdade salarial entre homens e mulheres na Bahia. O novo relator indicado é o deputado Eduardo Salles.