Terça-feira , 25 de Janeiro de 2022

MÍDIA CENTER

Bira luta pela implantação de curso de Turismo na UFRB

Publicado em: 26/11/2021 16:10
Editoria: Notícia

Deputado Bira Corôa (PT)
Foto: Arquivo/ASCOM

O deputado Bira Corôa (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação direcionada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, sugerindo a implantação de um curso superior de Turismo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). No documento, o petista diz que a primeira universidade federal do interior da Bahia é hoje uma referência no país, ocupando esta posição em virtude de decisões estratégicas, como a ampliação da oferta de vagas para além da Capital e o destaque nacional obtido com a sua política de inclusão social.

O parlamentar também destaca a instituição de ensino na criação e inovação de tecnologia e conhecimento, às suas ações comunitárias e de extensão, bem como à oferta pioneira, na Bahia, de cursos anteriormente não disponibilizados por universidades públicas. Bira considera que o turismo, um dos principais negócios do mundo contemporâneo, tem sido uma das atividades que mais cresceram na última década, com um faturamento que coloca o setor ao lado das indústrias de petróleo e informática.

“Trata-se de uma atividade que se evidencia hoje como de fundamental importância econômica e social para os mais diversos países e regiões, dada a sua interface com distintos setores e segmentos, a exemplo das artes, da economia criativa, das obras públicas de infraestrutura para urbanização, da construção de hotéis, restaurantes e pousadas”, pontua.

O legislador agrega, a essa lista, a indústria de alimentos, o comércio de confecções, dos produtos de artes, do artesanato, de material fotográfico e dos serviços de transporte, de alimentação, de entretenimento, dentre outros. De acordo com o parlamentar, a economia do turismo propicia a expansão do empreendedorismo, de novos negócios, o incremento do emprego e da renda, além de auxiliar na valorização dos atributos locais, como os atrativos culturais, naturais e sociais, gerando benefícios na qualidade de vida para a população local.

São inúmeras as potencialidades do Recôncavo baiano, acrescenta o deputado, sobretudo, das cidades históricas de Cachoeira, Maragogipe, Santo Amaro e São Félix, frente às novas tendências mundiais da atividade turística, que preconizam o incentivo ao turismo cultural/criativo de baixo impacto, à valorização do local e dos aspectos culturais, enquanto elementos de competitividade dos destinos e regiões turísticas.

“Estes atributos regionais, aliados à elevada capacidade de geração de emprego e renda pelo turismo, por si sós já justificariam a existência, nesta região, de cursos universitários direcionados à formação de profissionais capacitados para atuar nesta atividade”, salienta o petista. Para ele, apesar do vasto potencial existente para a atividade turística em diversos municípios e territórios, a Bahia é atualmente o único estado da região Nordeste a não oferecer um curso superior de Turismo em uma universidade federal.

No documento, endereçado ao presidente, Bira Corôa projeta que a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia poderá ser, mais uma vez, pioneira nesta ação. “Diante do exposto, reafirmo a importância da implantação do curso superior de Turismo na UFRB, trazendo oportunidades a toda população do Recôncavo e do Estado da Bahia”, finalizou.



Compartilhar: