Terça-feira , 25 de Janeiro de 2022

MÍDIA CENTER

Talita Oliveira relembra história da emancipação de Ipiaú

Publicado em: 02/12/2021 05:50
Editoria: Notícia

Deputada Talita Oliveira (PSL)
Foto: Arquivo/ASCOM

O município de Ipiaú, que comemora nesta quinta-feira (2) 88 anos de emancipação política e administrativa, recebeu as congratulações da deputada Talita Oliveira (PSL). Em moção protocolada na Assembleia Legislativa, a parlamentar rememorou a história e felicitou a “população hospitaleira” da localidade.

No documento, Talita contou que Ipiaú tem sua origem nos bandeirantes vindos do Sul para o Sertão, pois a região era passagem destes desbravadores. Ela informa ainda que, em 1916, Raimundo dos Santos, um lavrador de cacau, conseguiu a criação de um Distrito de Paz no povoado. A fertilidade do solo para a cultura do cacau atraiu novos colonizadores, fazendo prosperar o distrito e em 1924 surgiu o desejo de emancipação. A sede, então, passou à categoria de subprefeitura com o nome de Rio Novo em 1930, sendo elevado à vila em 1933 e a município desmembrado de Jequié.

Em 1944, prossegue a deputada, o município foi denominado Ipiaú e hoje conta com população estimada em 46 mil habitantes que, em agosto, realizam a tradicional festa do padroeiro São Roque. Segundo o documento legislativo protocolado por Talita, a economia da cidade está baseada na lavoura do cacau, a indústria está em expansão, com a operação de duas fábricas de polpas de suco, e crescem também no município a mineração com a extração de níquel, a pecuária e o cultivo de cana-de-açúcar.



Compartilhar: