Segunda-feira , 24 de Janeiro de 2022

Assembleia comemora o 30º aniversário da Coperil

Publicado em: 07/12/2021 07:09

O ato foi proposto pelo deputado Jacó Lula da Silva (PT)
Foto: Carlos Amilton

“Sonho que se sonha só é um sonho que se sonha só/ mas sonho que se sonha junto é realidade”. Com esses versos de Raul Seixas, a presidente do Conselho de Administração da Coperil, Alaerte Martins, ilustrou sua fala na comemoração do 30º aniversário da Cooperativa Educacional de Irecê (Coperil), em ato público realizado nesta segunda-feira (6), no Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia.

Proposto pelo deputado Jacó Lula da Silva (PT), o evento contou também com a presença da diretora territorial de Educação NTE-Irecê, Fabrízia Pires; dos ex-alunos Danilo Ribeiro (jornalista) e Tâmara Almeida (psicóloga); do membro do Conselho Diretor da Oceb, Jair Romualdo; do presidente da Feceba, Gilson Meneses; do presidente do coletivo Ecoah, Marzo Santos; e da professora Ieda Franco, representando o Colégio Estadual Severino Vieira; o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Irecê, Elmo Vaz e Rogério Amorim, além de cooperados diretores, professores e representantes do RH e financeiro.

Para Jacó, cujos filhos estudaram na instituição homenageada, muita coisa mudou no Território de Irecê depois da fundação da Coperil, e o ato foi uma forma de reconhecer o trabalho, a luta e as vitórias da entidade. “Meus filhos estudaram nessa escola, uma das melhores do território, com preço acessível. Nos anos 90, o país estava numa crise política e econômico muito grande e as escolas particulares não facilitavam nos preços para a classe trabalhadora ter educação de qualidade”, relatou.

FUNDAÇÃO

Criada em 1991 por um grupo de trabalhadores dos diversos setores - educadores, bancários, funcionários públicos, agricultores e comerciantes - a Coperil foi idealizada para oferecer educação de qualidade e acessível à comunidade local. Atualmente, oferece educação para mais de 800 alunos de quase todas as cidades da microrregião, desde a educação infantil ao ensino médio.

“Precisamos reconhecer e mostrar para a Bahia que o cooperativismo é o caminho para desenvolver diversos setores, inclusive o educacional. A Coperil ajuda a formar muita gente - os alunos têm as melhores notas no Enem - coloca os filhos da classe trabalhadora na Universidade, que saem de lá profissionais qualificados”, depôs o parlamentar.

MARCO

A homenagem da Casa Legislativa emocionou a presidente do Conselho Administrativo da Coperil, Alaerte Martins. Para a educadora, o ato comemorativo representa um marco na trajetória da instituição, que motiva ao trabalho com mais afinco. Alaerte destacou a magnitude do empreendimento que cresce e fortalece no mundo inteiro, conhecido como “negócio cooperativo”, que não tem um só dono, e sim tantos donos quanto a quantidade dos seus cooperados.

“Fazemos parte de um sistema que está num município, no estado, no país, no mundo, conectando pessoas que produzem e trabalham de forma coletiva, baseadas no sentido do cooperativismo, oportunizando crescimento e fortalecimento das pessoas, de modo que a percepção do ‘juntos somos mais fortes seja bem evidente’”, colocou.

Presente virtualmente, o prefeito de Irecê, Elmo Vaz teve seus sobrinhos estudando na instituição, e falou do orgulho, para a cidade, sediar uma entidade fruto de gestão eficiente, dinâmica e inovadora. “Não é privada, nem pública, consegue fazer esse meio de campo praticando preços acessíveis, oferecendo as condições das melhores escolas privadas do país e, acima de tudo, prestando trabalhos sociais, com feiras, seminários e bolsas de estudo. Com certeza vai ainda mais longe”, preconizou.

DEPOIMENTOS

Ex-aluna da Coperil, a psicóloga Tâmara Almeida testemunhou a importância da cooperativa para a consciência cidadã dos estudantes, a oportunidade de acesso a uma base educacional sólida, a parceria dos professores como um diferencial dentro da escola que integra o aluno. “A gente precisa compreender a importância da crítica em nossas vidas e a Coperil exerce isso, exerce liberdade democrática muito bem”, definiu.

Um dos primeiros alunos da Coperil, hoje jornalista e apresentador da TV Bahia, Danilo Ribeiro aplaudiu o sistema de cooperativas, relatou a evolução da estrutura e dos serviços da unidade, elogiando a base de conhecimentos adquirida que possibilitou continuar os estudos na capital sem dificuldades.

“Que bom que uma criança que nasce e cresce em Irecê possa ter condições de estudar até o ensino médio, no superior e também na pós, na cidade onde ela nasceu. Afetivamente, não tem dimensão a gratidão que tenho à Coperil. É muito orgulho, foi responsável pelo meu ensino de base”, reforçou.