Segunda-feira , 24 de Janeiro de 2022

Josafá Marinho quer implantar um centro para autistas em Conquista

Publicado em: 07/12/2021 17:04

Deputado Josafá Marinho (Patriota)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
A implantação de um Centro de Assistência Integral ao Portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), na cidade de Vitória da Conquista, foi solicitada pelo deputado Josafá Marinho (Patriota) em indicação encaminhada ao governador Rui Costa. A unidade, segundo explicou o parlamentar, funcionará dentro do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.

Para Josafá, Conquista reúne todos os fatores para abrigar um centro de assistência ao autista: a extensão do município, a quantidade de habitantes da região e a possibilidade de atendimento de diversas localidades próximas foram alguns citados por ele.

“Trata-se de pleito realizado por habitantes locais, reforçado com afinco pelo vereador Orlando Filho, que sinalizou a necessidade de instituir melhorias na assistência prestada aos portadores da TEA”, afirmou o deputado, no documento já protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Ele destacou ainda que a existência do espaço dedicado ao Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória da Conquista é um ponto positivo a ser considerado, pois reflete a possibilidade de uma parceria.

De acordo com Josafá Marinho, os Centros de Referência Públicos viabilizam a promoção de serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população, proporcionando um atendimento diferenciado e especializado.

“Assim”, completou ele, “essa indicação possibilita o desenvolvimento, a capacitação e o aprimoramento das ações em prol dos portadores Transtorno do Espectro Autista, permitindo o surgimento de ações coordenadas em Vitória da Conquista e regiões próximas”.

O objetivo, concluiu, “será realizar exames, diagnósticos, procedimentos, proporcionar esclarecimentos, realizar tratamentos, complexos ou não, a partir de uma estrutura multiprofissional”.