Segunda-feira , 24 de Janeiro de 2022

MÍDIA CENTER

Jurailton sugere cercas ou gradil de proteção nas passarelas de Salvador

Publicado em: 08/12/2021 06:35
Editoria: Notícia

Deputado Jurailton Santos (Republicanos)
Foto: Arquivo/ASCOM

O deputado Jurailton Santos (Republicanos) sugeriu ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, que instale cercas ou gradil de proteção nas passarelas e viadutos da cidade, bem como em todo equipamento considerado de alto risco para acidentes ou tentativas de suicídio.

O objetivo da indicação que protocolou na Assembleia Legislativa, disse o parlamentar, é o cumprimento do ordenamento legal que visa garantir a segurança e o bem-estar dos habitantes de Salvador quanto ao uso dos equipamentos de infraestrutura urbana, “estabelecendo meios e instrumentos que reforcem as iniciativas de prevenção a acidentes, ao suicídio e à violência autoprovocada”.

Após citar as constituições federal e estadual, Jurailton lembrou que quase 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos; e que para cada suicídio, “há muito mais pessoas que o tentam anualmente”, além de ser a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Segundo o deputado, em 2020 a Bahia registrou cerca de 428 tentativas de suicídio de crianças e adolescentes durante a pandemia. Neste ano de 2021, “várias tentativas” foram registradas em Salvador em alguns dos viadutos da cidade.

Diante desta realidade, o legislador considera “de inadiável interesse social à segurança e ao bem-estar dos habitantes” da cidade “que se envidem todos os esforços e recursos possíveis” para que sua infraestrutura urbana seja adaptada à prevenção e mitigação desses tipos de ocorrências, especialmente nas passarelas e nos viadutos, “uma vez que demonstram maior risco de novas ocorrências”.



Compartilhar: