Segunda-feira , 23 de Maio de 2022

Talita defende isenção de imposto na água mineral

Publicado em: 30/12/2021 19:09

Deputada Talita Oliveira (PSL)
Foto: Arquivo/ASCOM

A deputada Talita Oliveira (PSL) quer que o Governo do Estado conceda isenção ou, então, diminua os impostos estaduais incidentes sobre a água mineral, “por conta da grande necessidade deste produto” nas regiões afetadas pelas fortes chuvas na Bahia. Em indicação endereçada ao governador Rui Costa, ela informou que a população afetada pelo temporal “está sem abastecimento de água potável, portanto, não tem água para beber”, dependendo de doação. Segundo a parlamentar, a água mineral tem carga tributária estadual de 27%, “inviabilizando a compra e envio de uma maior quantidade deste produto essencial para a vida das pessoas atingidas pelas fortes chuvas”.

Ainda de acordo com Talita Oliveira, o Governo Federal vem fazendo a sua parte. Destinou verbas para atendimento aos desabrigados e desalojados, para reconstrução de estradas, enviou “grande quantidade de cestas básicas e toneladas de mantimentos”, materiais de limpeza e colchões, “e colocou o todo o seu staff de ministros à disposição dos baianos para minimizar o sofrimento da população”.

As prefeituras, os militares e voluntários, continuou, “estão fazendo o possível para ajudar”, inclusive com doações de água através de igrejas, associações, instituições militares, mas ainda é insuficiente, “pois a água é consumida todos os dias e tem faltado em alguns locais afetados, até isolados, fazendo com que muitas pessoas fiquem com sede”.

A isenção ou redução do valor dos tributos estaduais incidentes sobre a água mineral seria temporária, adiantou a legisladora. “Pelo menos por um tempo”, até passar a situação de calamidade. Ela acredita que esta medida “aumentará o poder de compra deste produto e consequentemente a oferta para o consumo de água, liquido precioso e essencial para a conservação da vida dos nossos irmãos que foram afetados por esta tragédia”.