Segunda-feira , 23 de Maio de 2022

Mirela Macedo lamenta a morte do artista Duzinho Nery

Publicado em: 04/01/2022 18:05

Deputada Mirela Macedo (PSD)
Foto: AscomALBA/Agência-ALBA
A deputada Mirela Macedo (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de pesar pela morte do artista Nivaldo Santos Nery Filho, mais conhecido como Duzinho, no dia 29 de dezembro de 2021, aos 44 anos.

Como explicou a parlamentar, no documento, Nivaldo Santos Nery Filho era diretor teatral, ator, produtor cultural e agitador cultural de Lauro de Freitas. Foi subsecretário municipal de Cultura da cidade entre os anos de 2013 e 2016, criou o Festival Ipitanga de Teatro (FIT), foi mentor da Cia. Távola de Teatro e trazia para o município espetáculos de todo o Brasil. Duzinho atuou na elaboração das políticas culturais da cidade e também era militante da causa LGBTQIAP+.

Segundo Mirela, dentre as peças teatrais que Duzinho dirigiu, destaca-se a premiada Gaiola, o Caçador de Solidão. Movido pela fé cristã, ele também foi diretor da Paixão de Cristo, espetáculo transmitido a céu aberto, muito tradicional da semana santa em Lauro de Freitas.

"Em 2016, foi eleito Rei Momo de Salvador. Escritor, seu último lançamento foi no início do mês de dezembro (2021), O Diário do Rei – Confissões de uma Majestade do Carnaval de Salvador. Nesse lançamento, me fiz presente para prestigiá-lo", contou a deputada.

"Neste momento, nos solidarizamos com os colegas de profissão, familiares e amigos por esta perda irreparável. O Estado da Bahia, sem dúvida, perde com a morte desse grande artista, que prestou grande contribuição à cultura, com obras que retratavam questões socioculturais e políticas", declarou Mirela, no documento.

Ela ainda agradeceu Duzinho Nery pelo legado de amor à terra e pela "luta por causa sociais e de inclusão, por meio de artes, de forma transcrita, falada, expressiva e reflexiva".

"Sua partida enluta, não somente seus familiares e amigos, mas toda sociedade, que lamenta a perda de um ser humano singular. Aos familiares, nossas sinceras condolências, reiterando que esta Casa legislativa não poderia deixar de agregar seu voto de pesar. Que a doce consolação do Espírito Santo inunde os corações de todos", disse a parlamentar.