Adolfo Menezes lamenta a morte de Zé Branco, ex-prefeito de Andorinha

Publicado em: 10/01/2022 14:45

Presidente da ALBA disse que ?gestões foram marcadas por mudanças na vida das pessoas e transformações na estrutura do então recém-emancipado município?
Foto: AscomALBA/Agência-ALBA
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD), lamentou, na manhã desta segunda-feira (10), a morte do ex-prefeito de Andorinha, José Rodrigues Guimarães Filho, aos 73 anos. Chamado na política baiana de Zé Branco, o político faleceu de Covid-19, ontem, num hospital da cidade de Juazeiro, onde havia sido internado na quarta-feira 5, com insuficiência respiratória.

“Zé Branco, como vice-prefeito e em dois mandatos de prefeito, foi um dos gestores públicos mais probos da política do Norte do Estado. Homem com grandes preocupações com a melhoria da qualidade de vida de sua gente”, comentou, o chefe do Legislativo estadual, em moção de pesar.

O ex-prefeito foi o vereador mais votado de Senhor do Bonfim, no pleito de 1988. Foi vice-prefeito de Andorinha na gestão 1989/1992. E também dirigiu os destinos do Executivo municipal por dois mandatos: 1993/1996 e 2013/2016.

Adolfo Menezes destacou ainda o perfil das administrações de Zé Branco. “Foram gestões pontilhadas por mudanças na vida das pessoas e transformações estruturais no então recém-emancipado município. Deixa saudade e um enorme legado de vida pública”, escreveu, o parlamentar, no documento entregue à Mesa Diretora da Casa. O município de Andorinha, a 430 quilômetros da capital, então distrito da cidade de Senhor do Bonfim, conquistou a emancipação política em 13 de junho de 1989. Está localizado no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru.