Quinta-feira , 27 de Janeiro de 2022

Neusa Cadore homenageia dois colégios estaduais de Santa Bárbara

Publicado em: 15/01/2022 06:26

Deputada Neusa Lula Cadore (PT)
Foto: Arquivo/ASCOM

A deputada Neusa Lula  Cadore (PT) parabenizou os colégios estaduais Carlos Valadares e São José, ambos localizados no município de Santa Bárbara, pelos trabalhos desenvolvidos com excelência na área da educação. Através de moção de aplauso, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a parlamentar destacou o papel das instituições, tanto na formação crítica e cidadã dos estudantes, quanto no envolvimento social e cultural com a comunidade local.

“Esses colégios estão de portas abertas, construindo o processo de conhecimento de maneira participativa com a comunidade escolar e com a população, ouvindo as pessoas, identificando problemáticas locais e pensando, conjuntamente, alternativas para superação dos desafios vividos no município”, afirmou a petista, ressaltando a contribuição de ambas para a realização do tradicional Festival do Requeijão, que aconteceu de 2 a 5 de dezembro de 2021.

Presente na abertura do evento, Cadore relata que o Carlos Valadares usou R$ 40 mil de emenda parlamentar do seu mandato para realização de projetos de linguagens artísticas e culturais do Festival, que debateu a viabilidade de aplicar a Indicação Geográfica (IG) do requeijão. “É um processo que está se tentando aplicar no município, pois produz muito requeijão, de excelente qualidade. Desse modo, a IG cria uma identidade local, uma identidade de Santa Bárbara, valorizando um produto tradicional, para ganhar mercado para esse produto e promover o desenvolvimento do município”, explicou, citando a participação do professor Alcides Caldas (Ufba), referência nacional em IG.

Ainda sobre o Colégio Carlos Valadares, a deputada destacou a experiência de gestão social e colaborativa realizada na instituição, através de estudos e pesquisas com base no projeto desenvolvido pela mestranda, e atual diretora, Ladjane Barbosa dos Santos. “Essa percepção do compromisso com a educação e com o desenvolvimento da comunidade tem nos motivado a seguir investindo na educação. Ressalto também que esse trabalho conta com o acompanhamento e cobranças constantes do vereador professor Roberto”, completou a legisladora.

Ela citou ainda que o seu mandato garantiu a entrega de Kit fanfarra para as duas escolas, e fez indicações ao governo estadual para intervenções na infraestrutura: Para o Colégio Estadual São José, obra de melhoria da parte elétrica, além da cobertura da sua quadra poliesportiva; Já no Carlos Valadares, o pleito foi uma reforma geral, a conclusão da fábrica escola do requeijão e a conclusão da quadra poliesportiva.

“A partir do exposto, quero parabenizar as diretoras das unidades escolares, pelo compromisso com a educação, além de toda a comunidade escolar de discentes, docentes e funcionários, além do governador Rui Costa e do secretário estadual de educação, Jerônimo Rodrigues, parceiros tão valorosos nessa luta”, escreveu Neusa Cadore.