Talita Oliveira saúda os 87 anos de Itiúba

Publicado em: 17/01/2022 18:01

Deputada Talita Oliveira (PSL)
Foto: AscomALBA/Agência-ALBA
A deputada Talita Oliveira (PSL) comemorou a passagem dos 87 anos de emancipação política do município de Itiúba, celebrado neste dia 17 de janeiro, através de moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A parlamentar solicitou que, após a tramitação regimental, a Casa dê conhecimento da homenagem ao prefeito, secretários municipais, Câmara de Vereadores e demais lideranças políticas locais.

No documento, ele ressalta aspectos do município localizado na microrregião Senhor do Bonfim, como a distância de 377 km da capital, a população estimada de 36.089 habitantes, além de destacar que o forte da economia local está na pecuária e na extração mineral de minério de ferro e cromo.

A parlamentar também registrou a origem da cidade a partir da Fazenda Salgada, onde surgiu, em 1880, o povoado que se transformou no Arraial de Itiúba “que, cercada de serras, possui diversas belezas naturais espalhadas por toda a cidade e suas festas religiosas, cívicas e juninas atraem muitos visitantes para o município”. Ela também anotou que o nome da cidade vem da língua indígena tupi-guarani e que sua colonização, acredita-se, aconteceu com a chegada dos portugueses da Casa da Torre ou com colonos vindos de Inhambupe, Alagoinhas e Cachoeira.

“Nesta data de grande de alegria e importância, quero, através desta moção de congratulação, parabenizar este importante município, quando da passagem de seu aniversário de emancipação política administrativa, felicitar e saudar toda população amiga e hospitaleira de Itiúba”, escreveu Talita Oliveira.