Segunda-feira , 23 de Maio de 2022

MÍDIA CENTER

Paulo Câmara parabeniza município de Palmeiras

Publicado em: 17/01/2022 20:01
Editoria: Notícia

Deputado Paulo Câmara (PSDB)
Foto: AscomALBA/Agência-ALBA
O deputado Paulo Câmara (PSDB) registrou, na Assembleia Legislativa, uma moção de congratulações pelo aniversário de emancipação de Palmeiras, cidade da Chapada Diamantina. “Fundado em 23 de dezembro de 1890, só em 15 de janeiro do ano seguinte o município conquistou sua liberdade, merecendo 130 anos depois nossos parabéns por sua história e importância dos seus recursos naturais”, declarou o parlamentar.



Conforme lembra o autor da moção, a cidade abriga o Parque Nacional da Chapada, criado em 1985. Lá se encontra o distrito de Caeté-Açu, com o famoso Vale do Capão, a 1000 metros de altitude e clima ameno, considerado destino turístico para os amantes da natureza. Palmeiras origina-se da fazenda do mesmo nome, vindo a se tornar arraial a partir da chegada de inúmeros garimpeiros, que para lá se dirigiam, atraídos pela descoberta de jazidas de diamantes.



Com a população crescente e o seu desenvolvimento, a localidade, que era subordinada a Lençóis, foi elevada a distrito em 1889, passando à categoria de vila, um ano depois, com o nome de Vila Bela das Palmeiras. Enfim, consegue a sua emancipação em 1891, tornando-se município do Estado da Bahia.



O tucano destaca ainda que Palmeiras é uma cidade tranquila e de um povo hospitaleiro, que abriga, orgulhosamente, um conjunto arquitetônico colonial tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia(Ipac), resquício do período áureo do ciclo dos diamantes, além de patrimônio arqueológico com sítio de arte rupestre. Somando-se a essas atrações, lembra o legislador, suas cachoeiras e trilhas fazem do ecoturismo uma fonte de renda importante para esse município.



“Na passagem de mais um aniversário de emancipação dessa histórica cidade baiana, apresentamos nossos votos de saúde e prosperidade a todas as famílias palmeirenses, saudando seus gestores. Parabéns, Palmeiras!”, encerrou o deputado, solicitando que o teor desta iniciativa fosse encaminhado para o vereador Edmundo.








Compartilhar: