MÍDIA CENTER

Marquinho Viana propõe homenagem ao ex-vereador Albércio da Costa Brito

Publicado em: 19/01/2022 17:12
Editoria: Notícia

Deputado Marquinho Viana (PSB)
Foto: AscomALBA/Agência-ALBA
O deputado Marquinho Viana (PSB) propôs que o Governo do Estado dê ao Colégio Estadual de Ensino Médio localizado na Avenida João Santos, em Ituaçu, o nome de Albércio da Costa Brito. No projeto de lei que apresentou na Assembleia Legislativa com este fim, ele justificou a homenagem ao ex-vereador como sendo justa, uma vez uma que Albércio Brito, nascido na Fazenda Pastinho, demostrou, ao longo da vida, “ser um grande aficionado da educação”.


Ele iniciou a carreira profissional muito cedo, já aos 12 anos, como marchante, açougueiro e tropeiro vendendo carne de sol em Vitória da Conquista e Jequié. Com seu tino comercial, descreveu Viana, comprava sal e fumo para revendê-los em Ituaçu e Tanhaçu. Foi produtor de café, arroz e criador de gado. “Muito inteligente, viu na educação a perspectiva mais acertada para a futura melhoria de vida da nova geração”, disse o socialista, completando que o homenageado instalou em sua residência uma escola, onde pagava a uma professora para ensinar em um turno e, no outro, sua filha maior dava aulas de reforço.



Mudou-se para a sede do município, onde deu prosseguimento ao seu sonho de educador, ainda que sem formação institucional. Na cidade, os mesmos alunos frequentaram a escola e os sobrinhos hospedavam-se em sua residência durante a semana para terem acesso às aulas.



Considerado “visionário” pelo parlamentar, Albércio Brito encontrou na política, como vereador (1993 a 1996), “uma oportunidade de luta pela defesa do bem público e, principalmente, da educação”. Até sua morte em 2013, aos 90 anos, “construiu uma trajetória de vida muita além de seu tempo, marcada pela simplicidade da primeira profissão ao patamar de vereador, comprometido com o bem comum e com a possibilidade de ampliar a educação para todos”, enalteceu Marquinho Viana, que considera mais do justo homenagear “esse cidadão ituaçuense, que deixou um legado de homem público exemplar, um altruísta e filantropo devotado ao bem-estar do seu povo e à educação como direito de todos”.



Compartilhar: