MÍDIA CENTER

Luciano Simões Filho felicita Teofilândia pelos seus 60 anos de emancipação

Publicado em: 21/04/2022 09:49
Editoria: Notícia

Deputado Luciano Simões Filho (UB)
Foto: Arquivo/ASCOM

O deputado Luciano Simões Filho (UB) protocolou, na Assembleia Legislativa, uma moção de felicitação pela passagem do 60º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade de Teofilândia, comemorada neste sábado, dia 23 de abril. “Parabéns ao povo de Teofilândia, cidade que represento em busca de melhorias”, registrou o legislador.

No documento, o parlamentar citou que, por volta de 1723, devido a uma seca que atingiu a região, alguns vaqueiros da antiga fazenda Vargem de Baixo, de propriedade dos irmãos João Manoel e Manoel João da Silva, saíram em busca de água e alimento para o gado. “Cansados, os vaqueiros pararam próximo a uma vereda e dormiram. Ao acordarem e não encontrarem o gado, seguiram seu rastro e descobriram um lajedo que, em suas pequenas cavidades, acumulava água, formando caldeirões ou tanques de pedras. Ao retornarem à fazenda, avisaram aos patrões, que haviam encontrado um caldeirão, ou Tanque de Pedras”, escreveu o deputado.

Luciano Simões Filho conta que os irmãos João Manoel e Manoel João transformaram o lugar em mais uma fazenda, provocando o crescimento imediato do local que, com a chegada de mais moradores, passou a ser chamado de Arraial de Pedras. “Em 1953, foi transformado em distrito com o nome de Itapiru, que pertencia a Serrinha, sendo elevado à categoria de cidade e denominado Teofilândia anos depois, em homenagem a um filho da localidade, o contador do Estado Joaquim Teófilo de Oliveira”, relatou.



Compartilhar: