O deputado Zé Raimundo Lula (PT) propôs que o governador Rui Costa denomine de Rodovia Raimundo Castro de Souza (Mela) o trecho da BA-160 que liga o distrito de Pindorama à sede de Iuiú. Ele considera que a prática de nomear logradouros, edifícios e outros bens públicos é uma forma de se reverenciar a memória de pessoas, indivíduos e personalidades que tenham “um certo reconhecimento social para os membros das comunidades/sociedade onde estão inseridos”, ou, ainda, de se ressaltar a importância de determinados acontecimentos, datas ou aspectos socioculturais e naturais reconhecidos socialmente.
Na justificativa do projeto de lei que protocolou na Assembleia Legislativa propondo a homenagem, ele lembrou que Mela, como era popularmente conhecido “o estimado companheiro” Raimundo de Castro Souza, faleceu em 12 de junho de 2021, aos 48 anos, “causando uma consternação geral” na população de Iuiú e da região, “deixando uma grande saudade entre todos os que o conheciam e que com ele conviveram”.
Além de comerciante, descreveu Zé Raimundo, “Mela era um disciplinado ativista das causas públicas e coletivas, e militante político bastante conhecido na cidade e região”. Em 2004, foi eleito vereador de Iuiú pelo PT, tendo sido o mais votado. Foi reeleito em 2008 e exerceu o mandato até 2012. Na gestão do então prefeito Carlos Vagner Lopes Frota (Dr.Vaguinho), Mela foi chefe de gabinete até 2014.
Durante sua vida, o homenageado “prestou relevantes serviços de interesse do povo de Iuiú e região, exercendo um importante papel na história política daquela localidade”, analisou o parlamentar, que também garantiu que seu projeto de lei “não esbarra em nenhuma competência privativa do chefe do Poder Executivo, prevista no art. 77 (CE/89)”.
A proposição, reforçou, “está concatenada com os dispositivos da Lei Estadual nº. 14.274/2020”, que versa sobre a denominação de bens públicos no âmbito do estado da Bahia, sobretudo nos artigos 3º, 4º e 6º.
REDES SOCIAIS