Quarta-feira , 29 de Junho de 2022

MÍDIA CENTER

Fabíola Mansur destaca a história da cidade de João Dourado

Publicado em: 09/05/2022 15:55
Editoria: Notícia

Deputada Fabíola Mansur (PSB)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
A deputada Fabíola Mansur (PSB) aplaudiu “de pé” o município de João Dourado pelos 37 anos de emancipação comemorados neste dia 9 de maio. Em moção apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ela ressaltou que “esse querido município” tem uma história de luta e desenvolvimento marcantes.



“Essa terrinha especial sempre me acolhe tão bem e eu tenho orgulho de fazer parte dos seus sonhos e conquistas. Nosso mandato segue lado a lado com vocês, trabalhando em prol de melhorias para o município”, garantiu Fabíola, ao saudar todos os moradores.



A história de João Dourado começa, contou Mansur, com o casamento do português Mateus Nunes Dourado e da mameluca Joana da Silva Lemos, em meados do século 18. Atraído pelo garimpo numa área próxima a Jacobina, o casal teve um filho, José da Silva Dourado, pai de João José da Silva Dourado, que comprou a fazenda Lagoa Grande e lhe deu o nome de América Dourada.




Fabíola destacou também a história do Coronel João Dourado. Filho de João da Silva Dourado e Carolina Cardoso Pereira, ele nasceu em Caetité e foi um “cidadão respeitado até seus últimos dias de vida”. Morreu em 1927 “na terra em que lutou bravamente e ajudou a construir e para a qual previu sua ascensão”. Hoje, elogiou a socialista, a cidade de João Dourado destaca-se pela hospitalidade e coragem do seu povo.



Compartilhar: